Notícias

Chamada: Aletria v. 29, n.1 (2019) – Da palavra à cena – itinerários do teatro no Ocidente

 

Fonte: Pexels.com

 

Raymond Williams em Drama em cena (2010), importante estudo sobre os elementos constitutivos da dramaturgia em que aponta suas particularidades e relações travadas entre o texto e a encenação, destaca o seguinte: “o ato de escrever uma peça e o ato de representá-la são claramente distintos, assim como a experiência de ler uma peça e assistir a um espetáculo, embora a palavra drama seja igualmente significativa quando aplicada as duas” (WILLIAMS, 2010, p. 215). Na passagem, o pensador britânico explicita o caráter híbrido do campo teatral. A um só tempo, o universo teatral se serve da palavra enquanto matéria literária e do verbo encarnado nas encenações. Nesse sentido, o mundo do teatro constitui-se como uma área da arte marcada pela necessidade da diversidade artística. Entretanto, é sempre bom lembrar que nem toda representação teatral vai lançar mão de um texto escrito ou de uma obra fechada. Há encenações, como sabemos, que prescindem do uso da linguagem verbal. A despeito desse fato, na história do teatro ocidental pletoram exemplos da centralidade da palavra escrita que, ao ganhar corpo e voz por meio das encenações, amplia as possibilidades de pensar a existência e o mundo. O presente número da Aletria – Revista de Estudos de Literatura receberá artigos que tragam contribuições críticas para os estudos teatrais, seja pensando o aspecto literário do texto dramatúrgico e suas características, seja observando os variados aspectos da cena teatral a partir de reflexões e análises de espetáculos ou de elementos constituintes da cena em diferentes momentos históricos e contextos.

Organização: André Dias (UFF), Elen de Medeiros (UFMG)

Data limite para envio dos artigos: 1º de outubro de 2018.

*****

Call for papers: Aletria, v. 29, n.1 (2019): From Word to Scene – Intineraries of Theater in the West

Raymond Williams in Drama in Perfomance (2010), important study on the constituent elements of dramaturgy, in which it points out its particularities and relations between the text and the staging, highlights the following: “the act of write a play and the act of representing it are clearly distinct, as well as the experience of reading a play and attending a show, although the word drama is equally significant when applied to both.” (WILLIAMS, 2010, p. 215). In the passage, the British thinker explains the hybrid character of the theatrical field. At the same time, the theatrical universe uses the word as literary matter and verb embodied in the scenarios. In this sense, the world of theater is an area of art marked by the need for artistic diversity. However, is always good to remember that not every theatrical performance will use a written text or a closed work. There are scenarios, as we know, that dispense the use of verbal language. In spite of this fact, in the history of the western theater they plead examples of the centrality of the written word that, by gaining body and voice through the scenarios, broaden the possibilities of thinking about the existence and the world. This number of Aletria – Revista de Estudos de Literatura will receive articles that brings critical contributions to the theatrical studies, whether it is thinking of the literary aspect of dramaturgical text and its characteristics, or observing the multiple aspects of the theatrical scene from reflections and analyzes of spectacles or constituent elements of the scene at different historical moments and contexts.

Editors of the number: André Dias (UFF); Elen de Medeiros (UFMG)

Deadline for submissions: October 1st, 2018.

*****

Llamada: Aletria v. 29, n.1 (2019): De la palabra a la escena – itinerarios del teatro en el Occidente

Raymond Williams en Drama em cena (2010), importante estudio acerca de los elementos constitutivos de la dramaturgia, en que apunta sus particularidades y relaciones entre el texto y la escenificación, destaca lo siguiente: “el acto de escribir una obra y el acto de representarla son claramente distintos, así como la experiencia de leer una obra y ver un espectáculo, aunque la palabra drama sea igualmente significativa cuando es aplicada a los dos.” (WILLIAMS, 2010, p. 215). En el pasaje, el pensador británico explicita el carácter híbrido del campo teatral. Al mismo tiempo, el universo teatral se sirve de la palabra como materia literaria y del verbo encarnado en las escenificaciones. En este sentido, el mundo del teatro se constituye como un área del arte marcado por la necesidad de la diversidad artística. Sin embargo, es siempre bueno acordarse de que no toda representación teatral se va a utilizar de un texto escrito o de una obra cerrada. Hay escenificaciones, como sabemos, que prescinden del uso del lenguaje verbal. A pesar de este hecho, en la historia del teatro occidental abundan ejemplos de la centralidad de la palabra escrita que, al ganar cuerpo y voz a través de las escenificaciones, amplía las posibilidades de pensar la existencia y el mundo. El presente número de Aletria – Revista de Estudos de Literatura recibirá artículos que traigan contribuciones críticas para los estudios teatrales, sea pensando el aspecto literario del texto dramatúrgico y sus características, sea observando los variados aspectos de la escena teatral a partir de reflexiones y análisis de espectáculos o de elementos constituyentes de la escena en diferentes momentos históricos y contextos.

Organización: André Dias (UFF); Elen de Medeiros (UFMG)

Fecha límite para envío de los artículos: 1 de octubre de 2018.

 

 
Publicado: 2018-07-19
 

Chamada: Aletria v. 29, n. 2 (2019) – Literatura norte-americana contemporânea: visões e revisões

 

A Aletria: Revista de Estudos de Literatura, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, está aberta a submissões que ofereçam contribuições críticas sobre o cenário contemporâneo das literaturas de língua inglesa da América do Norte. A proposta é reunir artigos que discutam essa produção literária diante de um contexto de profundas mudanças políticas, históricas e culturais, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. Serão bem-vindos artigos que abordem, por exemplo, a reconfiguração de gêneros literários, a representação de questões como raça, etnicidade e gênero; espaço, mobilidade e migrações; espiritualidades alternativas; cânone – leituras, desleituras e revisões –; pós-humanismo, trans-humanismo, cibercultura e suas narrativas, entre outras que igualmente mapeiam perspectivas e tendências recentes.

Além de trabalhos relativos ao dossiê do número em questão (v. 29, n. 2 de 2019), a revista aceita também artigos de tema livre para a seção “Varia”, além de resenhas de obras publicadas recentemente.

Organizadores: José de Paiva dos Santos (UFMG), Gláucia Renate Gonçalves (UFMG), Fernanda Guida (University of Pennsylvania).

Prazo para submissão: 31 de dezembro de 2018.

***

Call for papers: Aletria v. 29, n. 2 (2019) – Contemporary North-American Literature - Visions and Revisions

This issue of Aletria: Revista de Estudos de Literatura welcomes papers that offer critical contributions on the contemporary scenario of English-language literatures in North America. Our purpose is to bring together articles that discuss contemporary literary productions against the background of profound political, historical and cultural changes in both the United States and Canada. We welcome articles that address, for example, the reconfiguration of literary genres; the representation of issues such as race, ethnicity and gender; the representation of space, mobility and migration; alternative spiritualities; the canon – readings, mis-readings, revisions; post-humanism, trans-humanism, cyberculture and their narratives, among others that also map recent perspectives and trends.

Besides works related to this issue’s dossier (v. 29, n. 2 of 2019), the journal also receives free theme articles to its section “Varia”, as well as reviews of recently published oeuvres.

Editors of the issue: José de Paiva dos Santos (UFMG), Gláucia Renate Gonçalves (UFMG), Fernanda Guida (University of Pennsylvania).

Submission deadline: December 31st, 2018.

 
Publicado: 2018-07-19
 

Chamada: Aletria v. 29, n. 3 (2019) – Teoria e crítica literária no tempo presente

 

Nas últimas décadas, o pensamento crítico acerca da obra literária no país debate-se a fim de encontrar modos de se enunciar e interpelar a cena teórica e social em que se insere historicamente. Situação marcada por um paradoxo: consolidado institucionalmente com a expansão dos cursos de pós-graduação em estudos literários, esse debate pode ser notado por um conjunto já expressivo de produtores e leitores de artigos, dissertações e teses acadêmicas; todavia, essa produção não encontra canais de circulação, tampouco modos de ação fora dos circuitos universitários. No âmbito disciplinar, os estudos literários veem-se marcados por querelas e polêmicas, com implicações políticas e culturais, decorrentes da necessidade de se reposicionar metodológica e teoricamente diante de um objeto que se mostra, na contemporaneidade, cada vez mais poroso e maleável. Ao mesmo tempo, o tratamento teórico, que lida criticamente com as condições e possibilidade das formações discursivas, tende à ultrapassagem de limites e fronteiras disciplinares. Pode-se, ainda, notar o recrudescimento da disputa ideológica, acirrada não apenas em função do cenário político brasileiro, mas também pelos desencontros entre diferentes vertentes analíticas que dividem conflituosamente o campo de nossas humanidades. Na esteira de sua tradição, cuja crise parece ser uma de suas condições de existência, os estudos literários seguem em permanente transformação, reconsiderando temas e problemáticas, referências intelectuais, fontes documentais, démarches e modos de leitura. Este número da Aletria: Revista de Estudos de Literatura pretende reunir artigos que fomentem esses debates a respeito da teoria e da crítica literária no tempo presente.

Organização: Aline Magalhães (UFMG), Roberto Said (UFMG)

Data de submissão: 31 de janeiro de 2019.

***

Call for papers: Aletria v. 29, n. 3 (2019) – Literary theory and criticism in presente time

In the last decades, critical thinking about the literary work in Brazil is being discussed in order to find modes of stating and questioning the theoretical and social scene in which it is inserted historically. Situation marked by a paradox: institutionally consolidated with the expansion of postgraduate courses in literary studies,
this debate can be observed by an expressive group of producers and readers of articles, dissertations and academic theses - however, this production finds no ways of circulation, nor modes of action outside university circuits. In the disciplinary field, literary studies are marked by quarrels and polemics, with political and cultural implications, arising from the need for methodological and theoretical positioning in the face of an object that is increasingly porous and malleable. At the same time, the theoretical treatment, which deals critically conditions possibility of discourse formations tends to overshoot limits and disciplinary boundaries. One can also note the intensification of the ideological struggle, fierce not only due to the Brazilian political scene, but also by disagreements between different analytical lines that divide the field of humanities. Following their tradition, whose crisis seems to be one of their conditions of existence, literary studies are constantly changing, reconsidering themes and problems, intellectual references, documentary sources, démarches and modes of reading. This issue of Aletria: Revista de Estudos de Literatura intends to collect articles that instigate these debates on literary theory and criticism in the present time.

Editors of the issue: Aline Magalhães (UFMG), Roberto Said (UFMG)

Submission deadline: January 31st, 2019.

***

Llamada: Aletria v. 29, n. 3 (2019) – Teoría y crítica literaria en el tiempo presente

En las últimas décadas, el pensamiento crítico acerca de la obra literaria en el Brasil se debate a fin de encontrar modos de enunciar e interpelar la escena teórica y social en que se inserta historicamente. Esta situación está atravesada por una paradoja: tras consolidarse de forma institucional mediante el incremento de los cursos de posgrado en estudios literarios, lo que ha generado un conjunto expresivo de productores y lectores de artículos y tesis académicas, sin embargo esa producción no encuentra maneras de circular o hacerse presente fuera de los circuitos universitarios. En el ámbito disciplinario los estudios literarios se enmarcan entre querellas y polémicas, con implicaciones políticas y sociales que resultan de la necesidad de reposicionarse de forma teórica y metodológica frente a un objeto que se revela en la contemporaneidad cada vez más poroso y escurridizo. Asimismo, las teorías que analizan críticamente las condiciones de posibilidad de las formaciones discursivas tienden a superar los límites y fronteras disciplinarias. Se puede notar todavía el recrudecimiento de una dura disputa ideológica no solo en razón del escenario político brasileño, sino también a causa de los desencuentros entre distintas perspectivas analíticas que dividen conflictivamente el campo de nuestras humanidades. A lo largo de su tradición, cuya crisis parece ser una de sus condiciones de existencia, los estudios literarios siguen en permanente transformación al reconsiderar temas y problemáticas, referencias intelectuales, fuentes documentales, démarches y modos de lectura. Este número de Aletria: Revista de Estudos de Literatura pretende reunir artículos que fomenten esos debates acerca de la Teoría y la crítica literaria en el tiempo presente.

Organización: Aline Magalhães (UFMG), Roberto Said (UFMG)

Fecha límite para envío de los artículos: 31 de enero de 2019.

***

Appel: Aletria v. 29, n. 3 (2019) – Théorie et la critique littéraire au présent

Au cours des dernières décennies, la réflexion critique sur l'œuvre littéraire au Brésil est débattue afin de trouver des moyens d'articuler et de remettre en question la scène théorique et social dans laquelle elle s'insère historiquement. Situation marquée par un paradoxe: institutionnellement consolidé avec l'expansion des cours spécialisés en études littéraires, ce débat est remarqué par un groupe déjà expressif de producteurs et lecteurs d'articles, textes académiques et thèses de doctorat - cependant, cette production ne trouve pas des canaux de circulation, soit des modes d'action en dehors du circuit universitaire. Dans le domaine de l'étude, les études littéraires sont marquées par des querelles et des controverses, avec des implications politiques et culturelles résultant de la nécessité de se positionner méthodologiquement et théoriquement face à un objet de plus en plus poreux et malléable. En même temps, le traitement théorique, qui traite de façon critique des conditions de possibilité des formations discursives, tend à dépasser les limites disciplinaires. Il est également possible de noter l'intensification du conflit idéologique, non seulement en raison du scénario politique brésilien, mais aussi en raison des désaccords entre les différentes perspectives analytiques qui divisent le champ de nos humanités en conflit. Dans le sillage de cette tradition, dont la crise semble être l'une de ses conditions d'existence, les études littéraires changent constamment, en reconsidérant les thèmes et les problèmes, les références intellectuelles, les sources documentaires, les démarches et les modes de lecture. Ce numéro de Aletria: Revista de Estudos de Literatura a l’intention de rassembler articles qui suscitent ces débats sur la théorie et la critique littéraire au présent.

Éditeurs du numéro : Aline Magalhães (UFMG), Roberto Said (UFMG)

Date limite de soumission : 31 janvier 2019.

 

 
Publicado: 2018-07-19
 

Chamada: Chamada: Aletria v. 29, n. 4 (2019) – Em breve

 
Em breve  
Publicado: 2018-07-19
 

Estatísticas: Estatísticas

 
Confira as estatísticas de acesso à revista Aletria.  
Publicado: 2014-11-28 Mais...
 

Indexação: Indexações

 
Confira as bases nacionais e internacionais em que a revista Aletria está indexada.  
Publicado: 2014-11-28 Mais...
 
1 a 6 de 6 itens