O que aprendemos com o passado: Sin título, técnica mixta, revisado (2015), de Yuyachkani / What We Learned from the Past: revised Sin Título, Técnica Mixta, (2015), by Yuyachkani

Carla Dameane Pereira Souza

Resumo


Resumo: Neste artigo analiso a obra Sin título, técnica mixta (2004), do grupo cultural peruano Yuyachkani, chamando a atenção para a sua edição revisada (2015). As reflexões aqui propostas surgem da necessidade de apresentar uma revisão da montagem, a fim de pontuar de que modo ela, em termos estéticos, dá continuidade a uma tradição do fazer teatral que mistura e experimenta as variadas linguagens artísticas, com a finalidade de encenar memórias vivas e em movimento, e, em termos éticos, propõe um exercício de memória da história do país ao mesmo tempo em que coloca frente a frente às contradições e conflitos sociais na contemporaneidade.

Palavras-chave: Yuyachkani; performance; dramaturgia; conflito armado interno; teatro latino-americano.

Abstract: In this article I present an analysis of the work Sin título, técnica mixta (2004), by the Peruvian cultural group called Yuyachkani, drawing attention to the revised edition (2015). The reflections that have been proposed here come from the need to present a review of the work, in order to pinpoint the ways this assembly, from the aesthetic point of view, follows a tradition of theatrical practices which mixes and experiences various artistic languages with the purpose to set itself the challenge to stage vivid and moving memories and, in terms of ethics, proposes a memory exercise on the country’s history while at the same time pits the contradictions and the contemporary social conflicts against each other

Keywords: Yuyachkani; performance; dramaturgy, Peru’s internal armed conflict; Latin American theater.


Palavras-chave


Yuyachkani; performance; dramaturgy, Peru’s internal armed conflict; Latin American theater.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSMANN, Aleida. A memória como ars e vis. Trad. Daniel Martineschen. In: ______. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. p. 31-36.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. 453 p.

CONTRERAS, Carlos; CUETO, Marcos. Historia del Perú. Desde las luchas por la independencia hasta el presente. Lima: Instituto de Estudios Peruanos, 2007.

CORNEJO POLAR, Antonio. Una heterogeneidad no dialética: sujeto y discurso migrantes en el Perú Moderno. Revista Iberoamericana, University of Pittsburgh, v. LXII, n. 176-177, p. 837-844, jul.-dic. 1996.

ESPEZÚA SALMÓN, Dorian. ¿Cultura chicha? Crónicas Urbanas: Análisis y Perspectivas Urbano-Regionales, Cusco, Centro de Educación y Comunicación “Guaman Poma de Ayala”, v. 13, n. 14, p. 99-110, 2009.

GANDAMO, José Agustín de la Puente. Miguel Grau. Lima: Instituto Peruano de Estudios Historico-Marítimos, 2003.

GONZÁLEZ PRADA, Manuel. Páginas libres: horas de lucha. Prólogo e notas de Luis Alberto Sánchez. Cronologia de Marlene Polo. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1976. Disponível em: http://www.bibliotecayacucho.gob.ve/fba/index.php?id=97&back PID=87&begin_at=8&tt_products=14. Acesso em: 15 abr. 2015.

LEHMANN, Hans-Thies. Escritura política no texto teatral. Trad. Werner S. Rothschid, Priscila Nascimento. São Paulo: Perspectiva, 2009. 413 p.

LEMLIJ, Moisés; MILLONES, Luis. Las tablas de Sarhua. Arte, violencia e historia en el Perú. Lima: Fondo Editorial Sidea, 2008.

MACHER, Sofía. ¿Hemos avanzado? A 10 años de las recomendaciones de la Comisión de la Verdad y Reconciliación. Lima: IEP, 2014.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard,1984. v. I: La République.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RUBIO ZAPATA, Miguel. Un presente sin memoria nos condena a un presente empobrecido. Entrevista a Alberto Ñiquen. Revista Poder, Lima, ago. 2015.

RUBIO ZAPATA, Miguel. El cuerpo ausente (performance política). 2. ed. Lima: Grupo Cultural Yuyachkani, 2008.

SILVA, Víctor Francisco Castillo. Yuyachkani Sin título técnica mixta: teatro para la memoria. Lo Justo: Noticias de Cultura y DD. HH. Disponível em: http://lojusto.org.pe/eventos/eventos/yuyachkani-sin-titulo-tecnica-mixta-teatro-para-la-memoria-205. Acesso em: 20 dez. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.49-66

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Carla Dameane Pereira Souza



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.