Performance art: criação e reflexão teórico-crítica no contexto universitário / Performance Art: Creation and Theoretical-Critical Reflection in the University Context

Juliana Helena Gomes Leal

Resumo


Resumo: Este texto objetiva refletir teoricamente sobre o trabalho com performance art desenvolvido pelos integrantes do projeto de cultura Encontros Literários na ambiência universitária da UFVJM, em Diamantina/MG. O princípio ético-estético do fazer performático do nosso grupo tem como eixo central a experimentação sensório-vivencial ou corpóreo-perceptiva, sempre aberta a interferências de outras práticas artísticas e saberes, e à (in)corporação dialógica do lugar de enunciação do performer, o que sinaliza seu posicionamento político diante da construção do conhecimento, da cultura, da sociedade e do si mesmo frente ao mundo e no mundo. E é justamente nesse lugar – que se abre, não sem conflitos e reveses, aos intercâmbios criativo-reflexivos –, que nos situamos; lugar instaurado no espaço-tempo do processo de experimentação/construção performática, bem como no de sua presentação, seu aqui e agora, chamado por Regina Melim de espaço de performação. Locus este que evidencia duplamente o entendimento de “obra como percurso” e a ideia irrevogável de que somos todos corpos detentores de memória, afetos e pulsões: elementos a partir dos quais tentamos construir, sempre de forma colaborativa, coletiva e visando mobilizar outros corpos, as performances propostas e presentadas por nós.

Palavras-chave: performance; universidade; espaço de performação; espectador-participante; coletividade.

Abstract: This text aims to reflect theoretically about the art performance work developed by members of the cultural project Literary Meetings in the UFVJM university ambience, in Diamantina/MG. The ethic-aesthetic principle of our group performative way of doing has as central axis the sensory-experiential experimentation or perceptive-corporeal, always opened to interferences with others knowledges and artistic practices and to the dialogical in-corporation with the enunciation place of the performer, it signalizes its political position against the knowledge construction, the culture, the society and itself in front of and in world. And It is right in this place, that opens, nor without conflicts and setbacks, to creative-reflexive exchanges, established in the performance experimentation/construction process in temporal-space, as well as in its presentation, its here and now, named by Regina Melim as space of performação, that we situate ourselves. Locus that doubly put in evidence the “work of art as route” and the irrevocable idea that we are all bodies holders of memory, affections and pulses: elements in with we try to construct, always in a collaborative, collective way and trying to mobilize others bodies, the performances proposed and presented by us.

Keywords: performance; university; space of performação; spectator-participant; collectivity.


Palavras-chave


performance; university; space of performação; spectator-participant; collectivity.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.87-106

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