Ainda restará essa “flor"? Representações contrastantes da música em duas obras literárias

Flavio Terrigno Barbeitas

Resumo


Resumo: Presto con fuoco, romance do italiano Roberto Cotroneo, é uma articulada reflexão sobre a música em geral e sobre a vida mental que tipifica o músico concertista, buscando traduzir aquilo que é próprio de outra linguagem artística. A “música” que emerge do romance de Cotroneo, embora sensível e inteligentemente tratada, permanece fiel à condição do inapreensível e do inefável, cara à tradição estética ocidental. Sem propriamente refutar tal condição, mas ambientando-a numa contemporaneidade que lhe é um tanto hostil, o livro de memórias escrito pela oboísta Blair Tindall, Mozart in the jungle: sex, drugs and classical music, exibe os restos da prática musical erudita após o choque com a engrenagem do art business e em meio a teia de vícios que obscurece o mundo das orquestras sinfônicas. O presente artigo, instigado pelo cruzamento das linguagens artísticas implicadas, analisa o sucesso e os limites das representações do universo musical nas referidas obras.

Palavras-chave: música; literatura; Roberto Cotroneo; Blair Tindall.

Abstract: Presto con fuoco, a novel written by Italian author Roberto Cotroneo, is an articulated reflection on music in general and on the mental life that typifies the concert musician, seeking to translate what is characteristic of another artistic language. The “music” that emerges from Cotroneo’s novel, though sensitive and cleverly treated, remains faithful to the condition of the inapprehensible and ineffable, typical of the Western aesthetic tradition. Without rebutting such a condition, but setting it in the contemporary life that is somehow hostile to it, the memo book written by the oboist Blair Tindall, Mozart in the jungle: sex, drugs and classical music, exhibits the remains of classical music practice after the shock with the gear of “art business” and amid the web of vices that obscure the world of the symphonic orchestras. This article, instigated by the intersection of the artistic languages involved, analyzes the success and limits of the representations of the musical universe in the cited works.

Keywords: music; literature; Roberto Cotroneo; Blair Tindall.


Palavras-chave


music; literature; Roberto Cotroneo; Blair Tindall.

Texto completo:

PDF

Referências


CHOPIN, Frédéric. Ballade IV. In: ______. Sämtliche Pianoforte-Werke. Leipzig: C.F. Peters, [1879]. Band II. Piano. Disponível em: http://ks.imslp.net/files/imglnks/usimg/a/a3/IMSLP41181-PMLP01649-Chopin_Klavierwerke_Band_2_Peters_Op.52_600dpi.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.

COTRONEO, Roberto. Presto con fuoco. Milano: Mondadori, 1995.

LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1977.

SMOJE, Dujka. Le Roman actuel à la recherche de sa musique. Québec Français, Montréal, n. 152, p. 37-43, Hiver 2009.

TINDALL, Blair. Mozart in the Jungle: Sex, Drugs and Classical Music. London: Atlantic Books, 2015.

WOLF, Werner. Musicalized Fiction and Intermediality: Theoretical Aspects of Word and Music studies. In: BERNHART, Walter; SCHER, Paul; WOLF, Werner (Org). Word and Music Studies: defining the field. Amsterdam, Atlanta: Rodopi, 1999. p. 37-58.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.127-139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Flavio Terrigno Barbeitas



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.