Rock books: intermidialidade no discurso literário pop

Antonio Eduardo Soares Laranjeira

Resumo


Resumo: Este trabalho tem como objetivo tecer uma breve reflexão acerca das relações intermidiáticas em narrativas contemporâneas, mais especificamente entre a literatura e a canção pop. As narrativas que resultam desse contato se inscrevem no âmbito do que Evelina Hoisel e Décio Cruz concebem como discurso literário pop, uma noção que se delineia a partir da convergência entre literatura e outras linguagens, no contexto da sociedade globalizada. Com base no conceito de intermidialidade, segundo Claus Clüver e Irina Rajewski, pretende-se compreender de que maneiras é possível tratar a presença da canção pop na narrativa contemporânea como uma trilha sonora. Para tanto, são analisadas cenas dos romances Go, de Nick Farewell, Álbum duplo: um rock romance, de Paulo Henrique Ferreira e A playlist da minha vida, de Leila Sales, em que a canção pop figura como eixo significativo, tanto no que se refere à configuração estética dos textos, quanto no que tange à representação de subjetividades.

Palavras-chave: intermidialidade; discurso literário pop; rock and roll; Nick Farewell; Paulo H. Ferreira; Leila Sales.

Abstract: This work aims to providing a brief reflection on the intermedia relations, more specifically between literature and pop song, that result from this contact in contemporary narratives. They belong to what Evelina Hoisel and Décio Cruz conceive as pop literary discourse, a notion drawn from the convergence between literature and other languages, in the context of a globalized society. Based on the concept of intermediality, according to Claus Clüver and Irina Rajewski, we intend to understand how is it possible to treat pop songs in contemporary narrative as sound tracks. In order to do so, we analyse scenes from novels such as Go, by Nick Farewell, Álbum duplo: um rock romance, by Paulo Henrique Ferreira and Leila Sales’s A playlist da minha vida, in which pop songs are significant axis, related both to the aesthetic configuration of the texts and to the representation of subjectivities.

Keywords: intermediality; pop literary discourse; rock and roll; Nick Farewell; Paulo H. Ferreira; Leila Sales.


Palavras-chave


intermediality; pop literary discourse; rock and roll; Nick Farewell; Paulo H. Ferreira; Leila Sales.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.35-48

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Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

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