Num caminho infinito para Ítaca: a presença e a ausência da escrita em Le Mépris, de Jean-Luc Godard, 1963 / A Never-Ending Road to Ithaca: The Presence and the Absence of Writing in Contempt, by Jean-Luc Godard, 1963

Bruno Fontes

Resumo


Resumo: Este artigo analisa as correspondências entre as especulações sobre o cinema e o papel das instâncias de escrita no filme Le Mépris (1963), de forma a entender como essa presença cumpre, mas ao mesmo tempo desestabiliza, a questão da adaptação. Examinar a escrita nesse filme através dessas modalidades permite concluir que nele a epopeia de Homero é limitada a um circuito de alusões e subscrições, de forma a propor que a adaptação da Odisseia “preferiu não se escrever” e afirmar que o filme “resiste” a uma ideia unívoca de “texto”, refletindo sobre o cinema tanto através da presença como da ausência da escrita.

Palavras-chave: Jean-Luc Godard; Le Mépris; adaptação; cinema e escrita; intermidialidade.

Abstract: This article analyses the correspondences between the speculations about cinema and the role of the writing instances in the film Contempt (1963), in order to understand how this presence fulfills, but at the same time destabilizes, the issue of adaptation. Examining the writing in this film through these modalities allows one to conclude that Homer’s epic poem here is limited to a circuit of allusions and subscriptions that suggest that the cinematic adaptation of the Odyssey “preferred not to be written”, and also attest that it “resists” to an unequivocal idea of “text”, reflecting about cinema both through the presence and the absence of writing.

Keywords: Jean-Luc Godard; Contempt; adaptation; cinema and writing; intermediality.


Palavras-chave


Jean-Luc Godard; Contempt; adaptation; cinema and writing; intermediality; adaptação; cinema e escrita; intermidialidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.175-192

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