Berlioz, música descritiva e escrita romanesca

Celina Maria Moreira de Mello

Resumo


Resumo: Serão discutidas questões relativas a conceitos e modos de recortar objetos de pesquisa na área de Letras, suscitadas pelo projeto EST.RE.LA – Estudo das Relações entre Literatura e Arte; Berlioz Romancista? desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro, apoiado com bolsa de produtividade do CNPq e que propõe, como provocação, um Berlioz romancista. No contexto da fraternidade das artes celebrada pelos românticos franceses, na emulação e na rivalidade, destaco a dupla persona de Hector Berlioz que se fundamenta em um exercício de criação que integra a composição de música descritiva e uma escrita romanesca. Esta leitura é complementada por alguns resultados de pesquisa de fontes realizada, em 2016, na Hemeroteca da Fundação Biblioteca Nacional, por ocasião de um estágio de capacitação.

Palavras-chave: Berlioz; criação literária; romantismo.

Abstract: This paper will discuss issues related to concepts and methods of selecting research objects in the area of Literature, raised by the project EST.RE.LA – Study of the Relationship Between Literature and Art; Berlioz as a Novelist? developed at the Federal University of Rio de Janeiro and supported by a performance-based grant from CNPq. As a provocation, it proposes to consider Hector Berlioz as a novelist. In the context of the fraternity of the arts celebrated in the emulation and rivalry by the French romanticists, I highlight the double persona of Berlioz that is based on an exercise of creation that integrates the composition of descriptive music and a romanesque writing. This reading is complemented by findings from a research at the Brazilian National Library, carried out in 2016, during a training stage.

Keywords: Berlioz; literary creation; romanticism.


Palavras-chave


Berlioz; literary creation; romanticism.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.83-96

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