O Romance: entre a história oficial e a alternativa / The Novel Between History and Story

Renan Salmistraro

Resumo


Resumo: Este artigo analisa duas hipóteses distintas a respeito do desenvolvimento histórico do romance no Ocidente. A primeira delas, a que parece ser a mais célebre, pode ser sintetizada pelo estudo A ascensão do romance, de Ian Watt, que situa a origem do gênero romanesco na Inglaterra do século XVIII. No entanto, várias visões contrárias a essa tese surgiram no interior da própria crítica literária inglesa, especialmente os estudos de M. A. Doody (The True Story of the Novel: an Alternative History) e Michael McKeon (The Origins of the English Novel 1600-1740), apontando para uma “história alternativa” do romance, baseados no pressuposto de um desenvolvimento mais amplo da prosa de ficção, que remeteria aos textos da antiguidade e dos países orientais.

Palavras-chave: teoria do romance; realismo formal; romance moderno.

Abstract: This paper analyzes two distinct hypotheses regarding the historical development of the novel in the West. The first, which seems to be the most celebrated, can be summed up by Ian Watt’s study (The Rise of the Novel), which situates the origin of the novel in 18th England. However, several opposing views of this thesis emerged within English literary criticism, especially the studies of M. A. Doody (The True Story of the Novel: an Alternative History) and Michael McKeon (The Origins of the English Novel 1600-1740), pointing to an “alternative history” of the novel, based on the assumption of a wider development of prose fiction, which would refer to the texts of antiquity and Eastern countries.

Keywords: theory of the novel; formal realism; modern novel.


Palavras-chave


theory of the novel; formal realism; modern novel.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.181-200

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Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

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