In Poetic Memory of Zumbi’s Palmares and Abdias do Nascimento’s Quilombismo. In Homage to Abdias do Nascimento (1914-2011) / Em memória poética dos Palmares de Zumbi e do Quilombismo de Abdias do Nascimento. em homenagem a Abdias do Nascimento (1914-2011)

Dawn Duke

Resumo


Abstract: Modern urban formations of the Arts (such as the literary published phenomenon known as Cadernos negros) and activism have roots in the Zumbi-Palmares legacy. Quilombismo, created by Abdias do Nascimento, serves to explain this experience. A contemporary philosophy of identity and nationhood, Quilombismo mirrors Negritude, embracing transformations that erode injustice and inequality. It emerged as a product of Nascimento’s commitment to politics, the Black Movement, literature, and theater. He envisioned his art, speeches, essays, and activism as part of the global anti-racist democratization; his writings reveal influences from Pan-Africanism and a deep commitment to Afro-Brazil. The elevation of quilombo from maroonage and black rural communities to the level of philosophy has provided impetus to date, as literature and activism maintain momentum in an era of diversity. Moving beyond fleeing black bodies in search of Palmares, an image frozen in time, this thinker has provoked dynamic perceptions of cultural affirmation, ensuring the survival of values associated with Zumbi’s Palmares.

Keywords: Quilombismo; Zumbi; Palmares; Adbias do Nascimento; Cadernos negros.

Resumo: Algumas formações urbanas modernas no campo das Artes (tais como o fenômeno de publicação literária conhecido como Cadernos negros) e do ativismo têm como fonte o legado de Zumbi dos Palmares. O Quilombismo, criado por Abdias do Nascimento, tem a capacidade de explicar tal relação. Como uma filosofia contemporânea de identidade e nacionalidade, o Quilombismo espelha a Negritude, engendrando transformações que desintegram injustiças e desigualdades. O conceito emerge como resultado do compromisso de Nascimento com a política, o Movimento Negro, a literatura e o teatro. Vislumbrando sua arte, seus discursos, seus ensaios e seu ativismo como parte de um movimento global de democratização antirracista, Abdias do Nascimento produziu textos que revelam influências do Pan-Africanismo, além de uma dedicação profunda ao Brasil afrodescendente. A elevação da ideia de quilombo como prática de resistência ou como comunidade rural a um patamar filosófico gerou um ímpeto que se mantém na atualidade, à medida que a literatura e o ativismo mantêm seu elã em uma era marcada pela diversidade. Indo além de corpos negros em fuga na busca por Palmares, uma imagem congelada no tempo, o pensamento de Abdias do Nascimento tem provocado percepções dinâmicas de afirmação cultural, assegurando a sobrevivência de valores associados aos Palmares de Zumbi.

Palavras-chave: Quilombismo; Zumbi; Palmares; Adbias do Nascimento; Cadernos negros.


Palavras-chave


Quilombismo; Zumbi; Palmares; Adbias do Nascimento; Cadernos negros.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.28.4.11-29

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