Performance e afromineiridade: relações entre literatura e música

Adélcio Sousa Cruz

Resumo


Resumo: Este ensaio visa mostrar, sob o prisma da performance, as relações entre os conceitos “oralitura da memória”, “literatura silenciosa” e a música em Minas Gerais, levando em consideração a particularidade afromineira e suas relações com as demais tradições culturais afro-brasileiras. Para tanto, partiremos da produção literária de Edimilson de Almeida Pereira e da produção artística de Maurício Tizumba e do grupo Tambolelê.

Palavras-chave: performance; literatura afro-brasileira; música afro-brasileira.

Abstract: This essay aims to show, under the prism of performance, relationships between the concepts “oraliture of memory”52 and “silent literature”,53 and music in Minas Gerais, considering the Afro-mineira particularities, as well as other Afro-Brazilian cultural traditions. Therefore, we will start from Edimilson de Almeida Pereira’s literary production and the artistic production of Maurício Tizumba and Tambolelê group.

Keywords: performance; Afro-Brazilian literature; Afro-Brazilian music.


Palavras-chave


performance; literatura afro-brasileira; música afro-brasileira; Afro-Brazilian literature; Afro-Brazilian music.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRE, Marcos Antônio. Negro que te quero negro: formas de representação do afro-brasileiro. In ______. (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007. p. 159-202.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila et. al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CRUZ, Adélcio de Sousa. Afro-brasilidade urbana: poética da diáspora em performance. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007. p. 120-138.

CRUZ, Adélcio de Sousa. Cantopoema e samba-blues: estratégias afrodescendentes na poesia de Edimilson de Almeida Pereira. In: FERREIRA, Elio; MENDES, Algemira de Macedo (Org.). Literatura afrodescendente: memória e construção de identidades. São Paulo: Quilombhoje, 2011. p. 13-22.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto et al. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. v. 3.

DU BOIS, W. E. B. The souls of black folk. Unabridged 1903 text. New York: Dover, 1994.

FRIGERIO, Alejandro. Artes negras: una perspectiva afrocéntrica. O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética. Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 51-67, 2003.

GLISSANT, Édouard. Crioulizações no Caribe e nas Américas; Cultura e identidade; O caosmundo: por uma estética da relação. In: ______. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005. p. 13-127.

LIGIÉRO, Zeca. Artes do corpo: desenhando um espaço sagrado. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p. 42-59.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Cantopoemas: uma literatura silenciosa no Brasil. In: FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Mazza Edições; PUC Minas, 2002. p. 37-79.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Ô Lapassi & outros ritmos de ouvido. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1990. (poesia)

PEREIRA, Edimilson de Almeida; ALEIXO, Ricardo. A roda do mundo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996. (poesia)

PERERÊ, Sérgio. Costura da vida. In: Tambolelê. Belo Horizonte: Bemol, 2004. CD áudio. Faixa 7.

PERERÊ, Sérgio Sino de ouro. In: Tambolelê. Belo Horizonte: Bemol, 2004. CD áudio. Faixa 8.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.

TAYLOR, Diana. Hacia una definición de performance. O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética. Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 18-24, 2003.

TIZUMBA, Maurício. Caras e caretas. Belo Horizonte: 1991. LP (vinil). TIZUMBA, Maurício. África Gerais. Belo Horizonte: Bemol, 1996. CD áudio.

ZUMTHOR, Paul. Perspectivas. In: ____. A letra e a voz – a literatura medieval. Trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 15-34.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.21.1.9-25

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Adélcio Sousa Cruz



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.