O Diário Cinematográfico de Cesare Zavattini: Memórias da guerra e dever de não esquecer / El Diario Cinematográfico de Cesare Zavattini: memorias de la guerra y deber de no olvidar

Paula Regina Siega

Resumo


Resumo: Este estudo tem como objeto alguns textos que Cesare Zavattini publica em periódicos italianos durante a Segunda Guerra Mundial. Relacionando a voz deste “escritor de cinema” às de Italo Calvino, Primo Levi e Elio Vittorini, sublinhamos a sua importância para o neorrealismo. Após décadas de manipulação fascista da memória nacional, Zavattini insere-se vivamente em uma prática cultural que procura restituir a Itália aos italianos, promovendo um conhecimento efetivo da realidade. Fragmentos de recordações pessoais, suas anotações sobre a guerra esforçamse em realizar um exercício de reflexão e rememoração coletivas, voltado a impedir a repetição de erros históricos.

Palavras-chave: guerra; neorrealismo; memória.

Resumen: Este estudio tiene por objeto algunos textos que Cesare Zavattini publica en periódicos italianos durante la Segunda Guerra Mundial. Relacionando la voz de este “escritor de cine” a las de Italo Calvino, Primo Levi y Elio Vittorini, destacamos su importancia para el neorrealismo. Después de décadas de manipulación fascista de la memoria nacional, Zavattini se inserta animadamente en una práctica cultural que busca restituir la Italia a los italianos, promoviendo un conocimiento efectivo de la realidad. Fragmentos de recuerdos personales, sus notas sobre la guerra se esfuerzan por llevar a cabo un ejercicio de reflexión y rememoración colectivas, orientado a evitar la repetición de errores históricos.

Palabras-clave: guerra; neorrealismo; memoria.


Palavras-chave


guerra; neorrealismo; memória.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.23.2.137-150

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