Duração como correlato acústico de foco prosódico no Português do Brasil: Estudo comparativo entre adultos e crianças com desenvolvimento fonológico atípico

Geovana Soncin, Pedro Pinheiro, Cecília Guida, Karoline dos Santos, Thalia Freitas

Resumo


Este trabalho apresenta análise duracional da marcação do foco prosódico contrastivo na fala de três grupos de sujeitos falantes nativos do Português Brasileiro: adultos, crianças com desnevolvimento típico de linguagem e crianças em desenvolvimento atípico, diagnosticadas com transtorno fonológico. Análise acústica foi conduzida de modo a atender dois objetivos. São eles: verificar se o aumento duracional na palavra alvo de foco contrastivo é pista que caracteriza a marcação desse tipo de foco na fala dos três grupos de sujeitos e, comparativamente, verificar se haveria difernça no que diz respeito à duração enquanto correlato acústio do foco prosódico entre os grupos. Os resultados sugerem, em primeira instância, a relevância da duração na marcação de foco prosódico para os grupos de adultos e de ciranças em desenvolvimento típico de linguagem: em seguida instância, o grupo de crianças com transtorno fonológico se diferncia em relação aos demais por não apresentar pistas de aumento duracional em palavras produzidas em contextos de focalização prosódica. Esses achados são discutidos à luz de suas implicações para os estudos de aquisição da linguagem em contextos típicos ou desviantes.

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