A netnografia como caminho para mapear públicos em relações públicas

Irley David Fabricio da Silva, Josilene Félix Silva, Diego França Silva

Resumo


Pretendemos, por meio deste texto, apontar a netnografia como possível ferramenta de mapeamento de públicos pelos Relações Públicas (RRPP) no contexto da cibercultura. Partimos do pressuposto de que as organizações assim como os consumidores, além de outros públicos, estão cada vez mais presentes no ciberespaço, participando ativamente deste ambiente. Dessa forma, vê-se como necessário constituir um caminho metodológico que possibilite aos RRPP conhecer e mapear os públicos também no ambiente virtual, já que a tendência é que as pessoas participem cada vez mais deste . Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos. Consideramos que é possível a aplicação da netnografia como ferramenta para mapear e conhecer os públicos, tendo em vista a sua natureza exploratória e observadora, funções que dialogam com os objetivos das Relações Públicas.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/178


Palavras-chave


Relações Públicas. Netnografia. Públicos.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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