O uso do Scratch para produção textual no processo de ensino e aprendizagem
Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa realizada com quarenta estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de instituições públicas de ensino. Três oficinas foram realizadas com o uso do ambiente de programação Scratch a fim de que histórias sobre a temática Meio Ambiente, no contexto da Educação Ambiental, fossem elaboradas. Durante as oficinas, realizadas em dois turnos, os alunos conheceram algumas ferramentas do Scratch, que foram utilizadas para a elaboração das histórias neste ambiente. Na terceira e última oficina, as histórias foram finalizadas pelos estudantes. A proposta da pesquisa foi evidenciar a contribuição do Scratch para a produção textual. Duas histórias foram destacadas neste trabalho. A motivação dos estudantes com o uso do Scratch para a produção textual foi um ponto destacado. Além disso, salientou-se a necessidade de práticas pedagógicas com o uso das tecnologias digitais.
Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/55
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)