As novas tecnologias no contexto da educação institucionalizada como instrumento eficiente para a formação de sujeitos-sociais competentes: uma reflexão

Izabel Cristina Alfradique Carpi, Tiago Andrade Muniz Terra, Victor Martins Ramos Rodrigues

Resumo


Este estudo, de cunho qualitativo e de natureza bibliográfica, tem por objetivo refletir sobre a função social da educação institucionalizada (em todos os níveis), sobrea importânciado educador contemporâneo estar consciente de seu papel na formação das pessoas e dos meios disponíveis para tal, num mundo globalizado e ao mesmo tempo globalizante, permeado por tecnologias de informação e de comunicação(TICs) de ponta. Assim sendo, mergulhamos na literatura disponível sobre o tema em questão – educação institucionalizada e sua função social, as TICs neste contexto e a formação do professor como mediador do processo educativo –, buscando fundamentos, princípios e pressupostos queencaminhassem a construção de uma visão articulada sobreo foco investigado. De forma que, na tessitura dos referenciais visitados foi possível delinear que as TICspodem se constituir instrumentos eficientes no processo educacional institucionalizado,desde que os educadores estejam aptos a usá-las de forma consciente e eficiente, ou seja, que estas concorram para a realização de práticas pedagógicas ajustadas ao contexto no qual atuam e que facilitem a aprendizagem de conhecimentos significativos emediatizem a formação de sujeitos-sociais crítico-reflexivos, ativos, políticos e com capacidade para se autogerirem e transformarem a realidade circundante.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/94


Palavras-chave


Novas Tecnologias; Educação Institucionalizada; Formação do professor; Sujeito-social competente;

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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