Permanência escolar, educação a distância e as TIC's: uma análise do curso de formação de professores de artes visuais
Resumo
Este trabalho visa discutir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S) nos ambientes virtuais de aprendizagem, noscursos de formação de professores na modalidade de Educação a Distância (EAD). A princípio, a partir de um breve estudo bibliográfico, aborda a características que configuram o ensino na modalidade. Por conseguinte, a partir dos relatos de licenciandos do curso de Artes Visuais,ofertado por meio da parceria entre Educação Aberta a Distância (UAB) e à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), analisamos os prováveis elementos que poderiam influenciarna permanência escolar dos graduandos. Consideramos que a utilização dos recursos tecnológicos no processo de formação docente na configura-se como um caminho de possibilidades na trajetória formativa de professores reflexivos e críticos. O estudo indicou que estão implícitos no itinerário de formação, elementos, fatores e princípios fundamentais que incidem sobre a permanência escolar traduzida no êxito da caminhada estudantil, implicada no enriquecimento dos debates e na troca/disseminação de informações, que não estariam intimamente restrita ao espaço físico da sala de aula, mas também nos ambientes virtuais, de construção do conhecimento.
Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/174
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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)