O filme como recurso tecnológico educacional nas aulas de língua inglesa

Fernanda da Silva Alvissu Prizoto

Resumo


O tema desta pesquisa é a sugestão de trabalho com filme como recurso tecnológico educacional nas aulas de língua inglesa – LI – com alunos de 6º ano do ensino fundamental II. A pesquisa foi motivada pela discussão sobre bullying que é um tema que faz parte da vida dos alunos, pois, muitos já sofreram bullying ou viram amigos sofrendo, com isso, a escola cumpre o papel de trabalhar com e a partir da realidade dos alunos. Os objetivos deste estudo são de verificar como o filme Um grito de Socorro pode auxiliar na produção de cartazes de protesto em LI sobre bullying e evidenciar o quanto o filme pode ser um recurso tecnológico educacional motivador no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa se justifica porque percebe-se cada vez mais que os estudantes anseiam pelo uso das tecnologias em sala de aula e que a questão do bullying está presente na vida deles, por isso, precisa ser trabalhada e debatida em sala de aula. Para realizar este trabalho, é necessário utilizar um corpus composto pelo filme Um grito de Socorro (Scram, 2014) com alunos de 6º ano. Esta pesquisa apresenta os possíveis resultados da utilização do filme em questão nas aulas para a produção de cartazes de protesto em LI sobre a temática bullying, fornecendo elementos que permitem a reflexão, contato com material autêntico em inglês e a produção escrita contextualizada.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/91


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.