Proposta de modelo Addie estendido com aplicação nos cursos autoinstrucionais mediados por tecnologias na escola nacional de administração pública
Resumo
Com a ampla utilização de dispositivos eletrônicos como laptops, smartphones e tablets, cursos autoinstrucionais estão sendo cada vez mais adotados por instituições de ensino. A fim de se conceber e executar tais cursos, diferentes modelos podem ser escolhidos. Neste trabalho, apresentam-se os fundamentos teóricos relacionados às técnicas de desenvolvimento de cursos mediados por tecnologias a partir do modelo ADDIE. A pesquisa é um estudo de caso realizado durante o acordo de cooperação técnica entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Universidade de Brasília (UnB). A partir das observações participantes feitas, foram analisadas as etapas de desenvolvimento dos cursos na Enap. Foi possível concluir que, para a elaboração dos cursos, o modelo ADDIE estendido, atrelado ao gerenciador de projetos Redmine, é um meio que torna exequível a realização das cinco etapas do modelo e que se pode, por meio da mediação pedagógica, oferecer um curso de qualidade e que favoreça a aprendizagem online significativa.
Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/105
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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)