Proposta de modelo Addie estendido com aplicação nos cursos autoinstrucionais mediados por tecnologias na escola nacional de administração pública

Fernando Gianelli Constancio, Danielle Xabregas Pamplona Nogreira, João Paulo Carvalho Lustosa da Costa

Resumo


Com a ampla utilização de dispositivos eletrônicos como laptops, smartphones e tablets, cursos autoinstrucionais estão sendo cada vez mais adotados por instituições de ensino. A fim de se conceber e executar tais cursos, diferentes modelos podem ser escolhidos. Neste trabalho, apresentam-se os fundamentos teóricos relacionados às técnicas de desenvolvimento de cursos mediados por tecnologias a partir do modelo ADDIE. A pesquisa é um estudo de caso realizado durante o acordo de cooperação técnica entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Universidade de Brasília (UnB). A partir das observações participantes feitas, foram analisadas as etapas de desenvolvimento dos cursos na Enap. Foi possível concluir que, para a elaboração dos cursos, o modelo ADDIE estendido, atrelado ao gerenciador de projetos Redmine, é um meio que torna exequível a realização das cinco etapas do modelo e que se pode, por meio da mediação pedagógica, oferecer um curso de qualidade e que favoreça a aprendizagem online significativa.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/105


Palavras-chave


Design Instrucional. Modelo ADDIE. Enap.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.