Reflexões sobre hipertextos: a construção do conhecimento e o protagonismo do leitor

Mariane de Souza

Resumo


A proposta desta reflexão é lançar um olhar para questões que se relacionam à leitura de hipertextos e enxergá-la como uma ferramenta para construir conhecimento. Nota-se que a leitura hipertextual é capaz de estimular e desenvolver a autonomia e o protagonismo dos leitores que interagem com seus pares em uma rede de significações colaborativa que, por sua vez, está inserida no ciberespaço. Para guiar estas reflexões, o presente artigo se apoia nas ideias de alguns pensadores como o filósofo francês Rancière e sua concepção da leitura como ato político; Vannevar Bush e a proposta de um sistema que se aproxima da estrutura do pensamento humano e os rizomas de Gilles Deleuze e Félix Guatari

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/1


Palavras-chave


Hipertexto; Leitores; Protagonismo; Infoeducação; Construção dos saberes;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.