O coordenador pedagógico pelos caminhos da formação docente

Osmar Hélio Alves Araújo, Célia de Jesus Silva Magalhães

Resumo


A educação no século XXI está a enfrentar desafios, dilemas e descompassos, pois o referido século está abalizado por diversas transformações, dentre elas, as transformações tecnológicas. Deste modo, a educação no contexto contemporâneo vem sendo influenciada pelos diversos artefatos tecnológicos, os quais exigem dos sujeitos competências comunicativas, criativas e o alargamento do pensar e agir. Emerge, portanto, a necessidade de um professor em processo de formação contínua e capaz de materializar readequações, muitas vezes, no espaço escolar, no currículo e nas direções pedagógicas, coadunando-as ao contexto das tecnologias. Perfilou-se como objetivo: discutir o papel do coordenador pedagógico em face da necessidade de formação contínua para o professor em simbiose com a arena das tecnologias. Cabe, então, a esta pesquisa colocar em discussão indicativos que possam contribuir na compreensão, por parte dos coordenadores pedagógicos e professores, que a formação contínua do professor pode abrir caminhos para a inclusão dos instrumentos tecnológicos nos processos ensino e aprendizagem, ou seja, conectando a educação e as tecnologias.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/50


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.