#ENEM2015 - questões ‘comentadas’: hipersemiotização, práticas discursivas e sociais na web em torno de identidade e gênero
Resumo
Considerando a emergência da chamada “virada discursivo-icônica”, apresento uma breve análise do crescente processo Contemporâneo de “hipersemiotização” (MOITA LOPES, 2010) de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Investigo, do ponto de vista “composicional” (SOUZA JÚNIOR, 2015a) e “multimodal” (KRESS e VAN LEEUWEN, 2000; SOUZA JÚNIOR, 2015c, 2015d), como se dá o processo de ascensão hipersemiótica online da referida questão digitalizada, o qual mobiliza redes sociais como o Twitter.com e o Facebook.com. Em seguida, de uma perspectiva “relacional” (SOUZA JÚNIOR, 2015a, 2015e), “crítico-discursiva” (FAIRCLOUGH, 2001) e “socioconstrucionista” (FABRÍCIO e MOITA LOPES, 2004), examino a participação dos internautas, através de suas postagens, enquanto agentes sociais. Focalizo as relações e seus papéis surgidos, bem como que visões de mundo os mesmos deixam vir à tona na trajetória online de hipersemiotização e re/distribuição da questão-enunciado digitalizada acerca de gênero enquanto identidade social (BUTLER, 2010). Por consequência, analiso, brevemente, como o Enem, do offline para o online, vem sendo midiatizado e construído discursivamente com elementos tanto dos “eventos discursivos” (FAIRCLOUGH, 2001) como dos “eventos digitais” (SOUZA JÚNIOR, 2015a, 2015c, 2015d).
Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/66
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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)