Escola particular em Juiz de Fora: o uso das TIC na prática docente do 9º ano do ensino fundamental

Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Resumo


Este trabalho se trata de um recorte da minha dissertação de mestrado. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os modos de utilização e apropriação das TIC na prática docente do 9º ano do ensino fundamental da Escola Internacional SACI, para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa, descritiva, pois tem como objetivo identificar e descrever as práticas docentes quanto ao uso das TIC, bem como levantamento bibliográfico sobre o tema proposto e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada entre agosto e outubro de 2015 na Escola Internacional Saci, situada na cidade de Juiz de Fora-MG, sendo esta uma escola particular, equipada com recursos tecnológicos e reconhecida na cidade como uma das melhores instituições de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores do nono ano do ensino fundamental e a jornalista da instituição responsável pelo projeto Jornal escolar “Saci News”, totalizando assim, sete entrevistados. Para a realização deste trabalho optou-se pelos professores de cinco disciplinas comuns da grade curricular do 9º ano do ensino fundamental da Escola Internacional Saci, sendo elas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Podemos observar que a maioria dos professores tem dificuldades para incorporarem em suas práticas pedagógicas atividades com as TIC que incluam todas as dimensões, tanto em relação a análise dos conteúdos midiáticos, como a produção criativa de conteúdos especialmente, porque o tempo e o espaço escolares não são motivadores para esta incorporação. PALAVRAS-CHAVE: Professores. TIC. Modos de uso. Escola particular.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/131


Palavras-chave


Professores; TIC; Modos de uso; Escola particular

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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