Tutoria on-line: linguagem formal ou informal no acompanhamento a distância do aluno?
Resumo
Este estudo busca responder em que medida 23 mensagens de acompanhamento de estudos escritas por dez tutoras em um curso de idiomas a distância mediado por computador apresentam elementos linguísticos que denotam informalidade na interação com os alunos. A análise enfocou os elementos pré/pós textuais e mapeou os recursos linguísticos típicos da comunicação através de e-mail e que aproximam a escrita da fala, conferindo à comunicação um tom mais informal e, portanto, mais pessoal e próximo. São eles: as saudações, fechos e despedidas, além da presença de emoticons, abreviações, caixa alta, reticências, comentários em parêntese, interrogativas, e exclamações. Essas informações foram comparadas com a visão que as tutoras, todas formadas em Letras, têm de sua própria escrita. Os dados sugerem que não há uma escolha informada sobre a linguagem empregada, e que as mensagens de tutoria apresentariam um tom mais conversacional, contribuindo para diminuir a sensação de isolamento dos alunos, caso houvesse uma reflexão sobre os recursos linguísticos usados nas comunicações.
Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/96
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)