Aprendizagem em História por imagens e mediação pedagógica no contexto das mídias digitais

Tatiane Carvalho Peçanha Guimarães, Lívia Andrade Vasconcelos, Fernanda Castro Manhães

Resumo


Resumo: O presente artigo é fruto de uma pesquisa que se desenvolveu com alunos de uma escola da rede pública estadual de ensino no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo principal foi trazer uma reflexão sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de história levando em consideração a imagem como recurso facilitador na aprendizagem e o papel do professor como mediador nesse processo. A hipótese inicial é de que as tecnologias podem dinamizar as aulas, mas a intervenção do professor é fundamental, mediando esse processo. Foram aplicados questionários aos sujeitos envolvidos no problema, cujos resultados apontaram para uma prática muito restrita aos métodos tradicionais, com pouca utilização de recursos midiáticos acarretando em desinteresse por parte dos alunos. 

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/103


Palavras-chave


Ensino de História;mediação pedagógica; tecnologias da educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.