Clássicos, tecnologia, (re) leitura: a literatura no ensino médio

Suelen Érica Costa da Silva

Resumo


Muitos professores de literatura do Ensino Médio já se questionaram, no decorrer de sua prática docente, como trabalhar a literatura em sala de aula, com vistas à motivação dos alunos para análise e interpretação de obras literárias, principalmente os clássicos. É sabido que encontrar uma resposta para essa questão não é tarefa fácil, uma vez que a leitura do texto literário vem competindo com outros meios de comunicação, como a Internet. Nesse contexto, o objetivo desta interlocução é apresentar ao professor como a interface proveniente da computação gráfica, o Windows Movie Maker, pode estimular o processo de (inter)ação dos aprendizes do Ensino Médio com obras clássicas da literatura brasileira, permitindo o ato de leitura e de releitura como uma experiência de autonomia e liberdade leitora. Desse modo, acredita-se que ao ler um clássico e (re)textualizá-lo para o formato de vídeo digital, a partir dos recursos oferecidos pelo Windows Movie, o leitor irá (re)ler a obra, apresentá-la numa versão moderna, atualizada, construindo sentidos para o texto literário, experimentando a leitura como um ato de produção de linguagem, portanto, de criatividade.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/31


Palavras-chave


Tecnologia. Clássicos. Leitura. Literatura. Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.