Aplicativos móveis para aprendizagem de línguas: Duolingo e Sentence Builder
Resumo
O crescimento no acesso e uso de redes wireless e smartphones no Brasil promove também o desenvolvimento dos chamados aplicativos móveis, que são softwares que possibilitam ao usuário realizar diversas tarefas computacionais através de seu celular, dentre elas a de aprender um novo idioma. O objetivo deste trabalho é descrever dois aplicativos móveis para aprendizagem de línguas, o Sentence Builder e o Duolingo, no sentido de avaliar seus potenciais educativos. Verificamos que apesar das possibilidades de jogabilidade, portabilidade e usabilidade dos aplicativos móveis analisados, eles ainda são baseados em metodologias de ensino de línguas fragmentadas e descontextualizadas, baseadas em atividades repetitivas e na tradução de estruturas, afastando-se de uma proposta reflexiva e conectada a práticas cotidianas de uso da linguagem.
Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/48
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)