CONCEPÇÕES DE LEITURA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA BREVE ANÁLISE

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite

Resumo


As atividades de leitura, em língua materna ou em língua estrangeira, em geral, ainda parecem estar focadas nas concepções linguística e psicolinguística. Isso implica não atingir uma leitura que requeira o posicionamento do leitor, o extrapolar a materialidade textual. Desse modo, este artigo almeja investigar se as concepções de leitura presentes no capítulo 1 do livro didático Universos Língua Portuguesa do 7º ano (PEREIRA, 2015), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático 2017, focam no autor (concepção linguística), no leitor (psicolinguística) ou na interação autor-texto- leitor-contexto (sociocultural). As diferentes concepções de leitura (CASSANY, 2006; CASSANY; CASTELLÀ, 2010; COSTA, 2011, 2012; GAIA, GOULART, 2013 notadamente) embasarão nossas escolhas. 

Link para a apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Leite

 


Palavras-chave


concepções de leitura; livro didático; língua portuguesa

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais Língua Portuguesa- Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. 1998. Acesso em: 15 mar.2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf.

CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporânea. Barcelona, Anagrama, 2006.

CASSANY, D.; CASTELLÀ, J. M. Aproximácion a laliteracidad crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 353-374, jul/dez.2010.

COSCARELLI, C. V.; CAFIERO, D. Ler e ensinar a ler. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013, p. 9-35.

COSTA, E. G. M. Da decodificação à leitura crítica: por onde transita o livro didático de espanhol? In: JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de línguas e literaturas. Revista X, vol. 1, p. 59-77, 2011.

COSTA, E. G. M. A formação do leitor crítico: contribuições dos livros didáticos de espanhol. In: COSTA, E. G. M.; BARROS, C. S. (org.). Se hace caminho al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012. p. 97-116.

GAIA, C; GOULART, M. F. Metodologia do ensino: formação do leitor. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 2.

MARCUZZO, P. O papel da leitura crítica no ensino de inglês como língua estrangeira. 2004. Acesso em: 20 out. 2014. Disponível em: .

PEREIRA, C. S. Universos Língua Portuguesa 7º ano. São Paulo: Edições SM, 2015.

SANTOS, C. M.; COSTA LEITE, P. M. C. O Brasil em The Economist: proposta de atividade didática de leitura em uma aula de língua inglesa. Revista Contexturas, n° 25, p. 44 – 60, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.