WHATSAPP NAS AULAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA EXPERIÊNCIA NA UFLA
Resumo
A proposta deste artigo é refletir sobre a utilização do aplicativo WhatsApp nas aulas presenciais de Português como Língua Estrangeira II, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, no segundo semestre letivo de 2016. Além da importância de se aliar novas tecnologias ao ensino de idiomas, em consonância com as diretrizes do MEC (Ministério da Educação) para a área, dentro do âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras/Português, o aplicativo se mostrou eficaz para praticar o gênero chat. Ademais, a prática do chat através do WhatsApp apresenta algumas vantagens em comparação aos chats tradicionais. Recursos multimodais, tais como áudio, vídeo, fotos, além da escrita, podem ser utilizados no aplicativo, mobilizando questões mais amplas de letramentos digitais, atravessadas pela aquisição da língua estrangeira.
Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=40&t=4396
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CHURCH, K; OLIVEIRA, R. What’s up with WhatsApp Comparing Mobile Instant Messaging Behaviours
with Traditional SMS. Disponível em: http://www.ic.unicamp.br/~oliveira/doc/MHCI2013_Whats-up-with-WhatsApp.pdf. Acesso em:19/03/2017.
MARCUSCHI, L.A.Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Em: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2005.
PORTARIA no 973 Idiomas sem Fronteiras, 14 de novembro de 2014. Disponível em: http://sesumoodle.mec.gov.br/file.php/22/Ciclo_Debates/PORTARIA_IDIOMAS_SEMFRO
NTEIRAS_28set2015_FINAL.pdf. Acesso em 19/05/2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)