FILMES E MULTILETRAMENTOS: FERRAMENTAS MULTIMIDIÁTICAS AUXILIANDO O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Leonardo Parisi

Resumo


Avanços tecnológicos que permitem uma maior acessibilidade a filmes estrangeiros motivaram o desenvolvimento deste artigo. O objetivo principal foi discutir como o uso de filmes pode auxiliar no ensino de língua inglesa. O artigo também oferece reflexões sobre o conceito de multiletramentos, no qual novas formas de expressão multimidiáticas são exploradas na educação. Um estudo bibliográfico permitiu analisar as principais teorias sobre o tema e sobre o ensino da habilidade de fala. Por fim, foi elaborado um material didático com atividades para serem aplicadas em um curso de conversação em inglês para adultos a partir do uso de um filme.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=39&t=4385


Palavras-chave


filmes; multiletramentos; material didático; ensino de inglês

Texto completo:

PDF

Referências


BOXER, Diana, & PICKERING, Lucy. “Problems in the presentation of speech acts in ELT materials: the case of complaints”. ELT Journal, v. 49, n° 1, 1995, pp. 44-58.

BROWN, H. Douglas. Principles of Language Learning and Teaching. NY: Pearson, 2007.

CLARKE, David. “Communicative theory and its influence on materials production”. Language Teaching, vol. 22, n. 2, 1989, p. 73 – 86.

DONAGHY, Kieran, & WHITCHER, Anna. How to Write Film and Video Activities (versão Kindle). ELT Teacher 2 Writer, 2015. URL . Acessado em 02/03/2017

DÖRNYEI, Zoltan, & USHIODA, Ema. Teaching and Researching Motivation. Pearson Education Ltd, 2001.

DUBOC, Ana Paula Martinez, & FERRAZ, Daniel. Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão. In: JORDÃO (Org.). Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literatura. Revista X, vol. 1, 2011, pp. 19 – 32.

GILMORE, Alex. “Authentic materials and authenticity in foreign language teaching”. Language Teaching. Cambridge, vol. 40, n. 2, 2007, pp. 97 – 118.

GRUPO DE NOVA LONDRES. “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures”. Harvard Educational Review, vol. 66, n. 1, 1996, pp. 60 – 93.

HARMER, Jeremy. The practice of English language teaching. Longman, 2001.

KING, Jane. “Using DVD feature films in the EFL classroom”. ELT Newsletter, 2002. URL . Acessado em 03/03/2017

MCGRATH, Ian. Teaching materials and the roles of EFL/ESL teachers. Bloomsbury, 2013.

MISHAN, Freda. Designing Authenticity into Language Learning Materials. Bristol: Intellect Books, 2005.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escolar. In: ROJO, Roxane, & MOURA, Eduardo. (orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, pp. 11 – 31.

SHERMAN, Jane. Using Authentic Video in the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

XAVIER, Rosely Perez. “O que os alunos pensam sobre o livro didático de inglês?”. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 47, n. 1, 2008, pp. 65 – 89.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.