ENSINO E TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES ACERCA DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA ERA DIGITAL
Resumo
As mudanças complexas pelas quais o mundo tem passado evocam demandas educacionais referentes a práticas articuladas na preparação de alunos atuantes criticamente. No que se refere aos professores, esses encaram desafios sem precedentes e, ainda, buscam a incorporação de tecnologias constantemente presentes nos contextos sociais de alunos em toda parte. Desse modo, tem-se a necessidade de os educadores buscarem respaldo teórico e práticas capazes de prover experiências em contextos diversificados. Com base no exposto, apresenta-se o objetivo desse artigo em tecer análises acerca de um material didático para ensino de inglês como língua estrangeira no que concerne às habilidades para o ensino na Era Digital. Adotamos como parâmetro a obra Teaching in a Digital Age de Tony Bates (2015) e traçamos como critérios de análise as habilidades descritas por Bates para a Era Digital. Como conclusão, refletimos acerca da abordagem baseada em gêneros do discurso, prática social, uso de mídias digitais, letramentos e práticas significativas. Os resultados referem-se ao perfil dos novos cenários descritos na chamada Era Digital e são de cunho qualitativo.
Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4333
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BATES, T. Teaching in a Digital Age. BC Open Textbooks. 2015.
ROCHA, C. H. Propostas para o Inglês no Ensino Fundamental I Público: Plurilinguismo, Transculturalidade e Multiletramentos. 2010. 243 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2010.
ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)