AUTONOMIA E MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA INGLESA GERENCIADOS PELO CAMPUS DA UFPA DE CAMETÁ

Breno de Campos Belém, Rafael Gonçalves de Sá

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo averiguar de que forma os acadêmicos do curso de licenciatura em língua inglesa dos cursos administrados pelo Campus Universitário do Tocantins/Cametá-PA apresentam comportamentos autônomos e motivacionais para praticar a habilidade oral em língua inglesa. A partir de conversas informais e observações casuais verificou-se que muitos alunos se sentem incapazes de participar efetivamente das aulas expondo suas ideias oralmente em língua inglesa. Deste modo, a proposta desta pesquisa é investigar de que forma os alunos pesquisados se comportam em relação à autonomia e motivação na aprendizagem e identificar quais métodos de prática estão sendo usados, pois, sabe-se que no processo de aprendizagem de uma nova língua, motivação e autonomia são fatores cruciais para o sucesso, tendo em vista que o aluno será mais propenso a assumir responsabilidade pela sua própria aprendizagem, agindo autonomamente e usufruindo dos recursos disponíveis que muitas vezes não são observados por alunos desmotivados e não autônomos. A metodologia utilizada será o estudo de caso de abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa alunos voluntários das turmas intensivas do curso de Letras Língua Inglesa das cidades de Tomé-Açu e Baião, bem como as de modalidade extensiva nas cidades de Cametá, Mocajuba e Tucuruí, cidades localizadas no Estado do Pará, Brasil. Neste trabalho foram privilegiadas as teorias de motivação e autonomia na aprendizagem de línguas.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=39&t=4378



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.