O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO COM DOCENTES DE ÁREAS SOCIAIS DE UMA IES DO OESTE DO PARÁ

Angel Pena Galvão, Alexandre Thomas, Paulo Marcelo Pedroso Pereira

Resumo


O uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na prática pedagógica de docentes de graduação proporciona um campo propício para a reflexão sobre suas vantagens ou desvantagens. O artigo em questão trata de identificar a concepção de professores da Educação Superior quanto à utilização das TIC em sala de aula. O trabalho desenvolveu-se a partir dos pressupostos teóricos de Freire (1971) e Vygotsky (2002). Como principais resultados, verificamos que as TIC utilizadas são o notebook e o projetor multimídia, como forma de manter um maior interesse e melhorar a apresentação das aulas, tornando-a mais atrativa e participativa.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4347


Palavras-chave


Educação; Docência; TIC's.

Texto completo:

PDF

Referências


COELHO, M. I. de M. A interação no processo de educação a distância. In: Painel "A interação no processo de EAD", I Seminário Internacional de Educação a Distância, Belo

Horizonte, 22 a 24 de setembro de 1999. Disponível em

. Acesso em 10 jun. 2016

FIGUEIREDO, G.L.C; NOBRE, I.A.C.M; PASSOS, M.L.S. Tecnologias Educacionais na Educação: Desafios na Prática Docente. XXI Workshop de Informática na Escola WIE – 2015. Disponível em :< http://www.br-e.org/pub/index.php/wie/article/view/5006/3416>.

Acesso em 10 jun 2016

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25a ed. São Paulo: Paz e Terra. Coleção Leitura, 2002.

LIMA, P. H.. Proformar: Tecnologia e Educação para transformar a Amazônia. Revista EM FOCO - Fundação Esperança/IESPES, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 62-68, dez. 2014. ISSN 2319-037x. Disponível em:

. Acesso em: 17 Mar. 2017.

MOORE, M. G. Teoria da distância transacional. Tradução: Wilson Azevêdo. Revisão de tradução: José Manuel da Silva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância-

Teorias: Aspectos Teóricos e Filosóficos. Disponível em:

nfoid=23&sid=69&tpl=printerview>. Acesso em 8 jun. 2016.

MORAIS, D. de. O concreto e o virtual: mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.