TABUADA COM MOSAICOS: UMA APLICABILIDADE DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO

Cíntia Moralles Camillo

Resumo


Por meio de pesquisa bibliográfica foi analisado o software Régua e Compasso (C.a.R.), uma ferramenta dinâmica e interativa, o qual constitui um ótimo laboratório de aprendizagem da matemática e seus ramos. A construção de mosaicos utilizando construções geométricas com o régua e compasso pode contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica, possibilitando criar situações de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno o desenvolvimento de seu conhecimento. Neste artigo, apresenta-se o software régua e compasso, por meio de mosaicos, de uma forma divertida e que busca a memorização mais eficiente da tabuada. A utilização de softwares dinâmicos e educativos que possuem a possibilidade de movimentar figuras e transformá-las, enriquece o processo ensino-aprendizagem da matemática, além de promover a interdisciplinaridade.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=39&t=4362


Palavras-chave


software régua e compasso, mosaicos, tabuada, ensino da matemática

Texto completo:

PDF

Referências


ART PERCEPTIONS, 2010. M. C. Escher. Disponível em: http://www.artperceptions.com/2010/02/m-c-escher.html Acesso em: 15 de março de 2017.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. v. 39, New York: Springer, 2005.

BORBA, M.; PENTEADO, M. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BITENCOURT, J. Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo. Rev. Fac. Ed., São Paulo, v. 24, n.1, p. 23-26, jan./jun. 1998.

CHAVARRIA, J. O mosaico. Espanha: estampa, 1998. (Coleção Artes e Ofícios)

MARTINS, L.; FIOREZE L. O uso do software Régua e Compasso na construção de mosaicos. Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 9, n. 1, p. 143-162, 2008. ISSN 1981-2841.

MICHELS, J. O processo ensino aprendizagem da tabuada: desvendando práticas e criando possibilidades. Disponível em: http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00003F/00003FD7.pdf Acesso em: 15 de março de 2017.

RÉGUA E COMPASSO (C.a.R.). Software de Geometria Dinâmica Gratuito. Disponível em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/ Acesso em: 15 de março de 2017.

SANTOS, S. C. Atividades de Geometria Espacial e Tecnologias Informáticas no Contexto da Educação a Distância Online. Boletim GEPEM, v. 53, p. 75-93, 2008.

SILVEIRA, F.; BISOGNIN, E. Resgate histórico-cultural das origens do mosaico. Disciplinarum Scientia, Série: Artes, Letras e Comunicação, Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 15-28, 2005. ISSN 1676-5001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.