O TEXTO LIVRE VISTO POR DENTRO: GESTÃO DA COLABORATIVIDADE

Ana Cristina Fricke Matte

Resumo


Após dez anos de existência, o grupo Texto Livre se afirma dentro e fora do ambiente acadêmico pela fidelidade a princípios caros ao mundo livre: colaboratividade, meritocracia e liberdade para compartilhar. Destaca-se por sua alta produtividade nos três pilares da universidade: pesquisa, ensino e extensão universitária, como produtor, ativista e divulgador do conhecimento aberto, por sua filosofia fundadora calcada nos princípios do software livre, pela divulgação da cultura livre e desenvolvimento de software livre educacional, com especial foco na Educação a Distância (EAD). A reformulação das estratégias administrativas faz parte da história do grupo, adequando-se a diferentes momentos e necessidades, inclusive a própria relação entre o grupo e a universidade que lhe serve de sede, uma parceria cada vez mais profícua que persiste sem denotar absorção total do Texto Livre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que se mostra uma opção saudável para ambos. Este trabalho faz a análise da gestão da colaboratividade no grupo com base nas respostas de membros ativos e inativos a respeito dos diversos aspectos daquilo que se pode chamar de economia libertária da educação. O questionário em foco foi aplicado em dezembro de 2016 e buscou fornecer elementos para uma reestruturação administrativa do grupo. Vamos apresentar também, brevemente, o uso do software livre gerenciador de projetos Webcollab na administração do Texto Livre.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4366


Palavras-chave


colaboratividade; gestão; universidade; software livre; ciência aberta

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Referências


Fórum Internacional de Software Livre (FISL). Edição de 2016, acessado em 202/3/2017. URL .

Grupo de Pesquisa no CNPq: Grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia. Acessado em 20/3/2017. URL .

Grupo Texto Livre: Acessado em 20/3/2017, URL .

SEMIOTEC (Laboratório de Semiótica e Tecnologia da Faculdade de Letras da UFMG). Acessado em 20/3/2017. URL .

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Acessado em 20/3/2017. URL .

Xhardez, Verónica. Producción voluntaria de Software Libre: representaciones sociales sobre los recursos en juego. Un estudio de caso argentino. In: Anais do Workshop de Software Livre, 2012. Acessado em 20/3/2017. URL .

Raymond, Eric Steven. The Cathedral and the Bazaar. Ensaio original, 2000. Acessado em 25/5/2017. URL .


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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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