MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Resumo
Este trabalho objetiva analisar uma atividade experimental, oriunda do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de um curso de Letras. A proposta diz respeito ao uso do aplicativo Snapchat, pelos professores de português em formação, para a produção de notícias. A justificativa desse estudo centra-se na necessidade de ampliar os eventos de letramento agenciados na e pela escola, buscando outras formas de vivenciar a escrita na contemporaneidade. Dado o exposto, o aplicativo Snapchat ajusta-se bem à justificativa formulada, já que dispõe de ferramentas multissemióticas próprias do ciberespaço, além de poder de concisão e objetividade, observado na escrita de notícias. O pressuposto teórico desta investigação orienta-se pelos estudos dos Multiletramentos, sobretudo pelas discussões alavancadas, no Brasil, por Rojo (2012, 2013). Como resultados parciais, aponta-se para a gradativa ampliação do ensino da escrita em sala de aula, ao fomentar atividades de produção textual realizadas por professores em formação, que vão rompendo com representações engessadas sobre o que significa escrever na escola.
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PDFReferências
MAIA, J. de O. Novos e híbridos letramentos em contexto de periferia. In: ROJO, R. (Orgs.). In: ROJO, R. (Orgs.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 59-71.
ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, R. (Orgs.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)