EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Neiva Daiane Cordeiro Gomes

Resumo


A educação a distância se potencializa como um instrumento que tende a contribuir na formação continuada docente, uma vez que por diversos fatores, relacionados a questões pessoais, familiares e profissionais, dentre outras, muitas pessoas não podem frequentar um curso formativo presencial. Nesse aspecto, o presente estudo objetiva analisar as contribuições e limitações da educação a distância na busca pela constante atualização profissional, evocada pela necessidade de formação continuada docente, mediante a participação de dois professores de matemática em um curso ofertado na modalidade EAD (educação à distância). No que concerne à análise dos dados, utilizou-se o método qualitativo da pesquisa e como instrumental de recolha de dados, a entrevista semiestruturada individual. Os sujeitos evidenciaram que a educação à distância evidencia-se como um instrumento que pode contribuir na formação continuada do professor, através do possibilidade de adequação de horários para a realização das atividades propostas, bem como o incentivo a autonomia. Ressaltaram, como entraves, a falta física de um professor e a atuação do tutor, que pode favorecer ou dificultar o percurso formativo. A educação a distância se potencializa como um instrumento contribuinte na formação continuada docente, no qual os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) podem ser utilizados como espaços de estudo e aprendizagem, incentivando a aprendizagem cooperativa, a troca mútua de saberes e conhecimentos, estimulando a autonomia.

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Palavras-chave


Educação à distância. Formação continuada. Atualização profissional.

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Referências


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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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