INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um sistema de prontuários eletrônicos numa instituição de ensino superior de Belo Horizonte. Para a criação do sistema foram utilizadas as tecnologias, PHP, MySQL, Apache e Git, com o intuito de redução de custos. As tecnologias HTML 5, JavaScript 2, CSS3 e Bootstrap foram utilizadas para aumentar a produtividade dos alunos durante o desenvolvimento do software e a qualidade do produto final.Dentre as vantagens do desenvolvimento e implantação do prontuário eletrônico destaca-se o acesso rápido às informações do histórico de saúde e às intervenções às quais o paciente foi submetido; a eliminação da repetição de dados; e o processamento dos dados de forma organizada e sistematizada. O desenvolvimento do prontuário eletrônico em ambiente acadêmico contribuiu para a obtenção de conhecimento e para a formação na perspectiva interdisciplinar ao proporcionar a interação de diferentes áreas de atuação e saberes. Os alunos foram desafiados a enfrentar demandas reais, compreender as necessidades de segmentos distintos e desenvolver de forma colaborativa um sistema de relevância na área acadêmica e da assistência em saúde, com tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4338
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Márcio José. Tecnologia e medicina: uma visão da academia. Revista Bioética, Brasília, V.8, N.1, p. 21-37, 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 192 p. il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 19).
LOURENÇÃO, L.G.; JUNIOR, C.J.F. Implantação do prontuário eletrônico do paciente no Brasil. Enfermagem Brasil . v. 15, n.1. 2016.
MOURÃO, A. D; NEVES, J. T. R.Impactos da Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente sobre o Trabalho dos Profissionais de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 2007.
PARCIANELLO, M.K.; DIAS, C. F.C.; FONSECA, G.G.P.; FEITAS, H.M.B.; ZAMBERLAN, C. Revista Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 39-47, 2011.
PINOCHET, Luis Hernan Contreras. Tendências de Tecnologia de Informação na Gestão da Saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo: 2011;35(4):382-394.
POLIT, D. F; BECK, C. T. Using research in evidence-based nursing practice. In: POLIT, D. F.; BECK, C. T. (Ed.). Essentials of nursing research. Methods, appraisal and utilization. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2006.
REMOALDO, P. O guia prático do Dreamweaver CS3, com PHP, JavaScript e Ajax. Lisboa: Centro Atlântico,2008. 676 p.
RUTTER, J. Smashing jQuery: interatividade avançada com JavaScript simples.Porto Alegre: Bookman, 2012. 336 p.
SILVA, F. G.; HOENTSCH, S. C. P.;SILVA,L. Uma análise das metodologias ágeis FDD e Scrum sob a perspectiva do modelo de qualidade mps.br. Scientia Medica, v.5, n. 12, 2009.
SILVA, M. S. Fundamentos de HTML5 e CSS3. São Paulo: Notatec, 2015. 304 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)