A IMPORTÂNCIA DA DRAMATIZAÇÃO EM SALA DE AULA: O ENSINO DE LÍNGUA ARTICULADO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
Resumo
Trabalhar textos literários em sala de aula, com o auxílio de recursos midiáticos, e através de práticas diferenciadas de leitura, proporciona ao aluno o contato com o novo e, ao mesmo tempo, com sua própria realidade, na qual ele deve ser capaz de criticar e levantar hipóteses sobre o que lhe é apresentado em seu cotidiano. A proposta de encenação, com base em textos artísticos, evidencia a oralidade como forma de representação da linguagem, escrita argumentativa e cria meios de introduzir o aluno no universo da literatura, com o objetivo de promover interação entre todos os envolvidos no processo, estimular a criatividade, o espírito de liderança, o convívio social, o crescimento intelectual e linguístico. Através da encenação de “A Infanticida Maria Farrar” (com adaptações), de Bertolt Brecht, a dramatização será apresentada ao aluno como veículo de presentificação textual e de formação sócio-cultural, propulsor de julgamentos, críticas, despertando seu interesse pela dramaturgia, literatura e também pela fala e escrita, com foco nos problemas sociais. Assim, é possível trabalhar o teatro intertextualizado a outras linguagens artísticas.
Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=39&t=4371
Texto completo:
PDFReferências
BELLONI, Maria L. O que é Mídia-educação. Campinas (SP): Ed. Autores Associados, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50ª. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1999.
LÈVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.
REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 1997.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. 2. ed. São Paulo: Summus, 1978.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
VILLAÇA, Nízia. Impresso ou eletrônico: um trajeto de leitura. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
ZILBERMAN, Regina. Sim, a literatura educa. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)