O COTIDIANO DO TUTOR NA EAD: O EMPREGO DAS FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PRÁTICA DE TUTORIA, VISANDO À APRENDIZAGEM COLABORATIVA DOS ALUNOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar questões inerentes ao cotidiano do tutor, com enfoque no emprego das ferramentas e estratégias de interação na prática da tutoria em EaD, visando à aprendizagem colaborativa dos alunos. Para isso, foi criado um formulário eletrônico abarcando questões concernentes ao perfil pessoal e profissional do respondente e a forma de condução das atividades cotidianas no âmbito da tutoria. Conseguiu-se um total de 20 (vinte) entrevistados, os quais já foram ou ainda são tutores oriundos de Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema privado e público de ensino, estes últimos, bolsistas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de diferentes instituições. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a função de tutor não é reconhecida como profissão e que grande parte dos tutores não reconhece o aluno como um ator envolvido na EaD, apesar de constar nos referenciais que o mesmo deve ser o centro do processo educacional. A maioria dos entrevistados tem preferência pelo fórum como ferramenta de ensino, e por ferramentas assíncronas. Grande parte deles alegou desenvolver a aprendizagem colaborativa, contudo, poucos reconhecem a troca de informação como fator mais relevante na interação.
Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4342
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, M. F. S. O.; REZENDE, F. A prática dos tutores em um programa de formação
pedagógica a distância: avanços e desafios. Interface, v.10,
n.20, p.473-486, 2006. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/icse/v10n20/14.pdf . Acesso em: 19 de maio de 2015.
BARROS, M. A. Ferramentas interativas na educação a distância: benefícios alcançados a partir da sua utilização. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM
ALAGOAS – V EPEAL, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, 2010. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação –
Alagoas. p.1-10. Disponível em:
INTERATIVAS-NA-EDUCACAO-A-DISTANCIA-BENEFICIOS-ALCANCADOS-A-
PARTIR-DA-SUA-UTILIZACAO.pdf>. Acesso em: 19 de maio de 2015.
FARIA, E. V. O tutor na Educação a Distância: A construção de conhecimentos pela interação nos ambientes midiáticos no contexto da educação libertadora. Scientia, Olímpia, SP, a.2, v.2, n.1, 2010.
LAGUARDIA, J.; MACHADO, R.; COUTINHO, E. Interação e Comunicação em ambientes virtuais de aprendizado. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.11, n. 4, ago 2010.
OLIVEIRA, Francisnaine Priscila Martins; LIMA, Cláudia Maria de; A relação tutoria e docência nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil. ESUD 2014 - XI CONGRESSO
BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Florianópolis: Santa Catarina, 05 a 08 de agosto de 2014 - UNIREDE. Disponível em: . Acesso em: 25
de fevereiro de 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)