PRAZER DE LER E LEITURA SIGNIFICATIVA: A AUTONOMIA COMO APORTE
Resumo
Este trabalho tem por objetivo identificar e ressaltar os fatores que contribuem para a formação de leitores autônomos, os quais veem o ato de ler como uma atividade prazerosa e enriquecedora, tornando-os cidadãos conscientes e participativos de sua sociedade. Para tornar viável esta pesquisa, o corpus teórico que a fundamentou foi especialmente alicerçado por teóricos de Línguas e Educação. A investigação foi de base qualitativa, fundamentada na pesquisa bibliográfica. Ao final da investigação foi possível tecer considerações sobre os componentes afetivos e cognitivos no processo de ensino/aprendizagem da língua que estão intimamente ligados na formação de leitores críticos e reflexivos.
Link para a apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Fonseca
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARTHES, Roland. O prazer do texto. 5.ed. Trad.: J. Guisburg. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. 3. ed. Trad.: Guy Reynaud. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
ELIADE, M. Imagens e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FERREIRA, E. Cultura, Escrita e Educação. Trad.: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
KATO, M. A. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KLEIMAN, A. Leitura, ensino e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pontes, 1996.
________. Oficina de Leitura: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Pontes, 2002.
LAJOLO, M. Apostando na leitura. Folha de São Paulo, São Paulo, 19 set. 1993, p. 53-55.
________. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1991.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
POSTIC, M. O imaginário na relação pedagógica. Trad.: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artmed, 1989.
________. Leitura significativa. Trad.: Beatriz Afonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)