ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS PARA UTILIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Denise Alves Soares Veridiano

Resumo


O presente artigo discute a utilização de jogos de computador como estratégia auxiliar de ensino na escola. Abordamos o valor do uso de jogos na educação formal, expusemos nossa concepção de jogos diferenciando os diversos tipos existentes e comentamos os elementos constituintes dos jogos. Em seguida apresentamos parâmetros de avaliação de jogos a serem utilizados pelo educador ao eleger aqueles com os quais trabalhará. A título de ilustração e sugestão, citamos um site de jogos com conteúdo educativo escolar, e encerramos tecendo algumas considerações a respeito do assunto reconhecidamente vasto, por exemplo: necessidade de construção de diretrizes para seleção de jogos digitais na internet; carência de bons softwares de jogos digitais; e potencial didático dos jogos digitais, desde que, criteriosamente selecionados e inseridos no plano de aula do professor e pelo professor, no contexto escolar.

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Palavras-chave


jogos; educação; tecnologia

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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