ESTUDOS DE INGLÊS EM AMBIENTE ON-LINE: AUTONOMIA DO ALUNO X APOIO INSTITUCIONAL

Márcia Magarinos de Souza Leão

Resumo


Esse artigo reflete sobre as formas de estudo de inglês on-line com base nos primeiros estudos sobre educação a distância. Há um resumo sobre aprendizagem independente (MOORE, 1972; 1973), andragogia (KNOWLES, 1990) e aprendizagem autodirigida (GARRISON, 1988, 1997), que deram origem às teorias de educação a distância, como a teoria da distância transacional (MOORE, 1993; 2007). Essa teoria compreende a educação a distância com base na interrelação da autonomia do aluno, da estrutura do curso e do diálogo entre professor e aluno. Ao rever essa literatura, o artigo aponta e exemplifica a importância do apoio institucional aos aprendizes de língua inglesa, através da estrutura do curso e da interação com um professor, a fim de que seus estudos sejam bem-sucedidos. 

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Palavras-chave


Educação a distância. Cursos on-line. Autonomia.

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Referências


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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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