COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA TUTORIA PARA UM BOM DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Tarcísio Mendel Almeida, Arildo dos Santos Amaral

Resumo


O objetivo é demonstrar o conjunto de competências que são necessárias para a
efetiva atuação de tutores em cursos a distância, com o propósito de classificá-las para um bom desempenho dos estudantes, com ações de mediação, interação e comunicação que possibilite desempenho, autonomia e aprendizagem com qualidade e eficiência. A pesquisa aborda sobre o real papel dos tutores e quais os desafios e as responsabilidades esse profissional, que é o ator principal da educação a distância vivencia no seu universo de trabalho. Sabe-se que as ações de ensino-aprendizagem na modalidade presencial são
diferentes da modalidade a distância, em que leva os tutores a reverem suas habilidades e competências para um trabalho dinâmico e interativo, que desperte desejo e vontade de aprender e crescer cada vez mais. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa exploratória, onde aplicou-se um questionário em duas instituições particulares de ensino superior, com a finalidade de mensurar as competências tecnológicas, socioafetivas, autoavaliativas e
pedagógicas que se faz de suma relevância nas ações de tutoria, bem como, os profissionais da área analisarem seu fazer pedagógico, ajustarem e equilibrarem seus pontos forte e seus pontos a serem melhorados. Por meio doesenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que os recursos tecnológicos mais utilizados para o desenvolvimento da aprendizagem na EAD são: Webconferências, Chats, aplicativos como Wathsapp, Skype,
fórum de discussões e tarefas. 

Link da apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Almeida


Palavras-chave


Competências; Aprendizagem; Ensino-Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, F. V. A.; SOUZA, E. R. de. Competências essenciais ao trabalho tutorial: estudo bibliográfico. Disponível em: . Acesso em 24 mar. 2016.

KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R. e BEHAR, P. A. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13912/7819. Acesso em 24 mar. 2016.

MACHADO, L. D.; MACHADO, E. de C. O Papel da Tutoria em Ambientes de EAD. Abril/2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-

A2.htm. Acesso em 30 mar. 2016.

NOBRE, C. V.; MELO, K. S. de. Convergência das competências essenciais do mediador pedagógico da EAD. Disponível em: http://www.wr3ead.com.br/ENPED%202012/texto_base_etapa_2%20(2).pdf. Acesso em 24 mar. 2016.

OLIVEIRA, E. S. G.; DIAS, A. C. S. e FERREIRA, A. C. da R. A importância da ação tutorial na educação à distância: discussão das competências necessárias ao tutor. In: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. 2004. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2004/comunicacao/com20-28.pdf. Acesso em: 20 mar. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.