O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO

Géssica Pereira Monteiro Rangel, Samara Moço Azevedo, Eliana Crispim França Luquetti

Resumo


O presente artigo traz uma reflexão a partir dos encontros realizados com alunos do Ensino Normal Médio no espaço da Brinquedoteca do Colégio Estadual João Pessoa, destacando as potencialidades de ensino-aprendizagem do laboratório lúdico pedagógico da brinquedoteca, no que tange o processo de formação docente. Tendo em vista o cenário educacional que o professor se encontra na atualidade, foram propostos aos futuros docentes, estudos teóricos que despertavam  para discussões e reflexões a respeito das necessidades reais de atualização das práticas pedagógicas e utilização dos recursos tecnológicos, em prol da preparação de aulas mais estimulantes e significativas. Nesse espaço também foram realizadas oficinas criativas com os alunos do Normal Médio a partir dos conhecimentos fomentados na brinquedoteca. A partir dos resultados obtidos, verificamos que o espaço lúdico da brinquedoteca foi um promovedor de oportunidades para a formação docente na realização do trabalho prático, onde teoria e ação se encontravam com o propósito de estimular a formação de um profissional da educação mais reflexivo, criativo e conectado com as novas tecnologias de ensino.

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Palavras-chave


Lúdico, Formação de Professor, Educação com Tecnologia

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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