O LÚDICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO
Resumo
O presente artigo traz uma reflexão a partir dos encontros realizados com alunos do Ensino Normal Médio no espaço da Brinquedoteca do Colégio Estadual João Pessoa, destacando as potencialidades de ensino-aprendizagem do laboratório lúdico pedagógico da brinquedoteca, no que tange o processo de formação docente. Tendo em vista o cenário educacional que o professor se encontra na atualidade, foram propostos aos futuros docentes, estudos teóricos que despertavam para discussões e reflexões a respeito das necessidades reais de atualização das práticas pedagógicas e utilização dos recursos tecnológicos, em prol da preparação de aulas mais estimulantes e significativas. Nesse espaço também foram realizadas oficinas criativas com os alunos do Normal Médio a partir dos conhecimentos fomentados na brinquedoteca. A partir dos resultados obtidos, verificamos que o espaço lúdico da brinquedoteca foi um promovedor de oportunidades para a formação docente na realização do trabalho prático, onde teoria e ação se encontravam com o propósito de estimular a formação de um profissional da educação mais reflexivo, criativo e conectado com as novas tecnologias de ensino.
Link da apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4344
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
DEBORTOLI, José Alfredo. Educação Infantil e conhecimento escolar: Reflexões sobre a presença do brincar na educação de crianças pequenas¹. In: CARVALHO, Alysson. (org.) Brincar(es). 1ªed. Atualizada. Belo Horizonte: Editora UFMG; Pró- Reitoria de Exensão/ UFMG, 2009, p. 65-79.
FREIRE, Adriani. Formação de educadores em serviço: Construindo sujeitos, produzindo singularidades. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel; NUNES, Maria Fernanda; GUIMARÃES, Daniela. (orgs.) Infância e educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 1999, p. 77-97.
FRIEDMANN, Adriana. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006.
GIMENES, Beatriz Piccolo; TEIXEIRA, Sirlândia Reis de Oliveira. Brinquedoteca: Manual em educação e saúde. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. (Orgs.) Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegra: Artmed, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
BRASIL. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – Brasil, 1998.
LOPES, Marceli Ribeiro Catanheira. Descompasso: da formação à prática. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel; NUNES, Maria Fernanda; GUIMARÃES, Daniela. (orgs.) Infância e educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 1999, p. 101- 130.
FAGUNDES, Léa, Revista Nova Escola, ano 1999.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p.13-21, Mai/Ago 2004. Quadrimestral.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)