A METODOLOGIA TEXTO LIVRE APLICADA EM AULAS DE REDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este texto relata uma experiência com produção textual no primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho contempla a produção de gêneros acadêmicos como relatórios de pesquisa e artigos científicos. Como subsídio teórico temos, primeiramente, o propósito funcional da escrita, tal como preconizam Antunes (2003) e Matte (2006) e, em um segundo instante, o letramento funcional do sujeito, conceitos trazidos por Soares (2002) e Marcuschi (2001). A sequência didática utilizada baseia-se, ainda, na metodologia Texto Livre, desenvolvida por Matte (2012). As conclusões apresentadas relatam o sucesso da experiência no que diz respeito ao letramento dos alunos no uso de ferramentas digitais para trabalho com textos e, ainda, nas habilidades necessárias à apresentação de textos formais escritos e orais tais como os gêneros acadêmicos.
Link para o registro da apresentação: http://textolivre.org/wiki/Xevidosol/Castro
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)