O OLHAR DOS INTERNAUTAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA OU “ERRO”?

Agnaldo Almeida de Jesus

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo averiguar a construção de imagens do ensino de Língua Portuguesa na mídia, especificamente pelos internautas. Para tanto, nosso corpus é constituído por comentários dos leitores da matéria Nota zero, disponibilizada no site da Revista Veja, os quais são referentes ao livro Por uma vida melhor, que gerou diversas discussões ao trazer em suas páginas exemplos da linguagem coloquial. Sendo assim, temos como referencial teórico os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente as noções de ethos discursivo, como base em Maingueneau, e relações de poder, conforme as ideias de Foucault. Dessa forma, podemos constatar que a mídia reproduz o ensino de língua materna pautado no tradicionalismo, direcionando a interpretação dos internautas. Portanto, tais usuários enfatizam que as regras expostas na Gramática Normativa são primordiais para o ensino de língua, rejeitando todas e quaisquer variantes linguísticas, as quais são taxadas como “erros”.

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Palavras-chave


Ensino de Língua Portuguesa; mídia; análise do discurso.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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