ADMIRÁVEL MUNDO NOVO: REPRESENTAÇÕES DOS PAPÉIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Luciana Nunes Viter

Resumo


Ao longo de sua existência, é possível observar posições contraditórias historicamente adotadas por parte das instituições educacionais (MORAN, 2003; SAVIANI, 1994, 2008).  Por um lado, a escola tende a se mostrar relutante em renovar suas práticas e seus valores, reafirmando com essa postura o papel de repositório de referências culturais que tradicionalmente lhe é confiado. Ao mesmo tempo, a educação termina por reconhecer a necessidade de beber na fonte dessas mesmas inovações às quais paradoxalmente também resiste, para evitar caminhar na contramão das mudanças que ocorrem na sociedade (COSCARELLI, 2011; GADOTTI, 2000; LÉVY, 1998; MORAN, 2003).  A crescente presença das assim chamadas novas tecnologias na educação é um exemplo recente da presença desse conflito em nosso tempo.  Diante desse cenário, busca o presente trabalho apresentar breve revisão bibliográfica a respeito das representações dos papéis das novas tecnologias na sociedade, de modo geral, e na educação, de forma particular. Pretende-se, a partir do referencial teórico apresentado, discutir possíveis idealizações utópicas e distópicas presentes nessas caracterizações e analisar suas consequências para a integração das novas tecnologias à educação.

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Palavras-chave


tecnologias, educação, utopias, distopias

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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