SOFTWARE LIVRE GCOMPRIS NO CURRÍCULO ESCOLAR: EDUCAÇÃO LÚDICA E INTERATIVA NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Jaiza Helena Moisés Fernandes

Resumo


A crescente adesão da sociedade ao uso do software livre, contribui para inserção de computadores e softwares educativos no ensino das escolas públicas brasileiras. Este artigo objetiva apresentar o software livre Gcompris como uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem, quando inserido nas atividades curriculares dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, o texto não perde de vista a questão da formação do professor para escolha de bons softwares educativos, aborda o software livre GCompris e seus recursos e, de forma breve, dá visibilidade a algumas experiências de uso do software em Fortaleza, fazendo alusão a outras pesquisas. Conclui-se que o GCompris é um software livre acessível, lúdico e interativo, que contribui para a construção de aprendizagens significativas, pelo aluno, de forma crítica e criativa.

Link para o registro da apresentação: http://textolivre.org/wiki/Xevidosol/Fernandes


Palavras-chave


Tecnologia; Educação; Software Livre

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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