AS REDES SOCIAIS COMO AUXÍLIO NA COMUNICAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA- RJ

Marcio Cabral da Silva, Erica Pereira Neto

Resumo


Este estudo visa investigar a formação dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física para a temática rede social, que é uma ferramenta para apoiar a aprendizagem. Os recursos oferecidos pelas redes sociais permitem uma maior comunicação e trocas de informação entre os usuários, auxiliando assim na educação. Para a coleta dos dados desta pesquisa foi utilizado como instrumento, um questionário semi-estruturado e adaptado de 10 perguntas fechadas. A amostra foi composta por 59 estudantes do curso de Licenciatura de Educação Física. A análise e interpretação dos dados foram feitos através da estatística descritiva identificando o percentual da opinião dos estudantes. Concluiu-se que, as redes sociais podem ser melhor utilizadas para a formação dos estudantes pesquisados, visto que apenas 29% participam de algum Grupo Virtual relacionado a sua formação acadêmica e destes apenas 33% em sites especializados da área. Com relação à comunicação entre a Instituição e os estudantes, os resultados mostraram de que ainda é precária sendo que apenas 55% da amostra percebem que existe e recebe algum tipo de informação da Instituição. 75% da amostra utilizam a Internet diariamente, sendo que o objetivo para 85% desta utilização é para ter acesso ao Facebook. O principal objetivo da utilização das Redes Sociais é “conversar com os amigos” para mais da metade dos estudantes e para ter contato com os professores é apenas 4%. Sugerindo-se a implantação de rotinas organizadas da Instituição e Professores para favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Redes sociais. Comunicação e Educação Física.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.