O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO ESPAÇO FORMATIVO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS - PARTICULARIDADES DE UM HIPERGÊNERO
Resumo
RESUMO:Neste estudo apresentamos o ambiente virtual de aprendizagem Moodle,
como espaço formativo de múltiplas linguagens, destacando os gêneros digitais e as
interfaces comunicacionais hipertextuais nele presentes, caracterizando-o como um
hipergênero segundo (BONINI 2003, MARCUSCHI 2004). Os ambientes virtuais de
aprendizagem (AVA) apresentam características semelhantes às de um ambiente
presencial. Neles podemos interagir, conversar online ou offline, de forma síncrona e
assíncrona, com a utilização dos gêneros textuais discursivos digitais utilizados para
este propósito. Podemos escrever nossas opiniões, ler as opiniões de outros, ouvir ou
simplesmente visualizar uma imagem, publicar, curtir, comentar e compartilhar nossos
pensamentos e percurso na rede virtual.
como espaço formativo de múltiplas linguagens, destacando os gêneros digitais e as
interfaces comunicacionais hipertextuais nele presentes, caracterizando-o como um
hipergênero segundo (BONINI 2003, MARCUSCHI 2004). Os ambientes virtuais de
aprendizagem (AVA) apresentam características semelhantes às de um ambiente
presencial. Neles podemos interagir, conversar online ou offline, de forma síncrona e
assíncrona, com a utilização dos gêneros textuais discursivos digitais utilizados para
este propósito. Podemos escrever nossas opiniões, ler as opiniões de outros, ouvir ou
simplesmente visualizar uma imagem, publicar, curtir, comentar e compartilhar nossos
pensamentos e percurso na rede virtual.
Palavras-chave
Linguagem;Hipergênero;Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.